Cadastramento do Passe Livre Estudantil começa nesta quarta (22); entenda o benefício

Para aqueles que ainda não integram o programa, o cadastro é presencial.

Postado em: 22-12-2021 às 08h13
Por: Maiara Dal Bosco
Para aqueles que ainda não integram o programa, o cadastro é presencial. | Foto: Reprodução/Internet

Tem início hoje (22) o período para cadastramento e recadastramento no programa Passe Livre Estudantil (PLE) para o primeiro semestre de 2022. O processo, aberto pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) pode ser realizado por estudantes de Goiânia, Região Metropolitana e Anápolis até o dia 22 de março de 2022. Ao todo, o PLE atende, anualmente, 59.506 estudantes, sendo 57.558 em Goiânia e Região Metropolitana e 2.047 em Anápolis.

No caso de alunos de Goiânia e Região Metropolitana, o cadastro de quem nunca foi beneficiário e o recadastro, destinado a quem já faz parte do PLE, são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br. Após a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário será feito em até 15 dias. Quando pronto, um e-mail de confirmação será enviado. O cartão deverá ser retirado pelo estudante na unidade do Vapt Vupt escolhida no momento da inscrição. A retirada do cartão do PLE é feita somente após agendamento pelo site do Vapt Vupt. Assim que o prazo for encerrado, o sistema permanecerá aberto somente para resolução de possíveis reprovações de solicitações, até o dia 31 de maio.

Em Anápolis, o recadastramento das instituições de ensino permanece sendo feito de maneira automática. Já para realizar o recadastramento, o estudante deverá procurar a instituição de ensino em que está matriculado, para que ela envie a solicitação à Urban. Para aqueles que ainda não integram o programa, o cadastro é presencial e deve ser realizado na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes. É necessário levar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4.

Continua após a publicidade

Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, no Setor Central. No caso de Anápolis, todos os contemplados pelo Passe Livre devem fazer a ativação do benefício junto ao governo, nas unidades do Vapt Vupt do município. O agendamento para atendimento é realizado pelo portal do Vapt Vupt.

Entenda

O Passe Livre Estudantil dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Dessa forma, se o estudante não utilizar todos os créditos, no mês seguinte será creditada apenas a diferença para completar as 48 viagens. O número creditado leva em consideração os dias letivos de cada mês, conforme repassado pelas instituições de ensino.

A cobertura de atendimento abrange Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade. (Maiara Dal Bosco, Especial para O Hoje)

Veja Também