Confira as orientações do Procon Goiânia para evitar endividamento nas compras de Natal

Órgão reforçou ainda os direitos do consumidor previstos no CDC

Postado em: 22-12-2021 às 09h03
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira as orientações do Procon Goiânia para evitar endividamento nas compras de Natal
Órgão reforçou ainda os direitos do consumidor previstos no CDC | Foto: reprodução

O Procon Goiânia informa e reforça orientações para auxiliar nas compras de presentes de final de ano, além de deixar claro o direito do consumidor em caso de trocas. É comum gastar impulsivamente e indevidamente em festividades, portanto o Procon realizou ainda uma pesquisa de preços para ajudar o consumidor a evitar endividamento.

A presidente do órgão, Carolina Pereira, afirma que o mais importante é planejar e pesquisar os preços antecipadamente, evitando endividamento. “Toda compra deve ser planejada, e se o consumidor já sabe o que necessita e pode comprar, aí sim, o próximo passo é a pesquisa de preços. Isso evita o endividamento e ainda possibilita economizar, pois o mesmo produto pode variar muito o valor entre uma loja e outra”, explica.

Além disso, é importante que o consumidor confira a política de troca da loja física, que deve ser fornecida ao cliente com todas as condições necessárias para efetivar a troca por cor, tamanho ou modelo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não obriga troca por gosto ou tamanho, mas é uma prática comum do mercado mediante algumas regras estabelecidas pela loja.

Continua após a publicidade

O órgão alerta também que a nota fiscal seja entre a quem está comprando, mesmo que seja presente. A nota garante a comprovação da data, local e objeto da compra, e é garantia caso o produto apresente defeito. Geralmente, lojas oferecem um comprovante sem o preço da mercadoria para que o presenteado possa realizar a troca.

“Para ter seus direitos resguardados na hora da troca, o consumidor deve guardar a nota fiscal ou recibo da compra, termo de garantia e a etiqueta no produto”, alerta Carolina.

Em compras online, por telefone ou redes sociais a regra sofre algumas alterações. Nesses casos, o consumidor poderá exercer seu direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento ou assinatura do produto ou serviço, recebendo de volta o valor pago na totalidade, inclusive com taxa de frete.

Em casos de irregularidade ou problemas com compras online ou em lojas físicas, o consumidor poderá denunciar no Procon Goiânia pelo telefone (62) 3524-2942 ou pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Pesquisa de preços

O Procon Goiânia fez um levantamento de valores dos 34 produtos mais procurados no período de festividades, como sapatos, eletrônicos, brinquedos, perfumes, acessórios e óculos de sol. Vale ressaltar que as pesquisas foram realizadas entre os dias 7 e 10 de dezembro, portanto, pode haver alterações devido a ofertas e promoções de fim de ano.

Caso o consumidor queira presentear com artigos de beleza, a variação encontrada será de até 285,71% no preço do batom vermelho. O creme hidratante também apresentou grande variação, sendo 189,14%. Já os óculos de sol, a variação apresentada foi de 393,61%.

Em relação aos brinquedos, foram analisados o skate e o patins. O skate apresentou uma diferença de preço de 140,12%, enquanto o preço dos patins sofre variação de 138,35%, nas lojas utilizadas no levantamento.

É importante ressaltar que em cosméticos e brinquedos, não foram analisadas marcas, qualidade, valor agregado e quantidade, apenas o valor mais barato de cada estabelecimento.

Além disso, o Procon alerta que antes de realizar a compra, o consumidor deve atentar-se para qualidade, faixa etária, data de validade e se a embalagem não está violada. Em produtos eletrônicos, é importante que o consumidor faça o teste ainda dentro da loja para garantir funcionamento.

Veja Também