Rede de Hemocentros terá horário especial de funcionamento neste fim de ano

Bancos de sangue registram déficit de 12% em período de férias

Postado em: 22-12-2021 às 14h58
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Rede de Hemocentros terá horário especial de funcionamento neste fim de ano
Bancos de sangue registram déficit de 12% em período de férias | Foto: Divulgação

Durante o fim do ano, as unidades da Rede Estadual de Hemocentros – em Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu – continuarão funcionando, mas em horários específicos. 

Para garantir estoque de sangue, as unidades receberão doadores nos dias 24 e 31 das 8h às 12h, já nos dias 25 e 1º não haverá funcionamento e nos demais dias, o funcionamento é em horário comercial.

Em dezembro foi registrado um déficit de 12% nos estoques e uma das motivações é o período de férias escolares enquanto o número de acidentes nas estradas aumenta. 

Continua após a publicidade

Quem pode doar?

Para doar sangue, o voluntário precisa estar saudável, ter peso acima de 50kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam apresentar uma autorização dos pais/responsáveis. No ato, é preciso apresentar um documento com foto válido em todo o território nacional.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer a doação, já para a vacina contra a influenza o prazo é de 48h. Quem se vacinou contra o coronavírus, precisa esperar 48h após a dose de Coronavac e sete dias para os outros imunizantes.

Para quem entrou em contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar sangue, já quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após o fim dos sintomas para fazer a doação.

Veja Também