Retrospectiva 2021: relembre 8 tragédias que chocaram e abalaram o Brasil neste ano

Nos últimos 12 meses, além da pandemia, outros fatos tiveram grande repercussão no Brasil; veja a lista

Postado em: 24-12-2021 às 13h39
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Retrospectiva 2021: relembre 8 tragédias que chocaram e  abalaram o Brasil neste ano
Nos últimos 12 meses, além da pandemia, outros fatos tiveram grande repercussão no Brasil; veja a lista

A virada do ano está cada vez mais próxima, e com ela, as lembranças dos momentos que marcaram 2021. Após a chegada da vacinação contra covid-19, 2021 foi o ano em que a vida começou a trilhar os caminhos de volta à normalidade, após uma das maiores pandemias das últimas décadas. – embora as variantes em circulação ainda exijam cuidados.

Na política, a democracia se viu em risco no Brasil e nos Estados Unidos. Na economia, os setores iniciaram sua retomada, mas o fantasma da alta inflação, que não se via desde a década de 1990, reapareceu. A cultura resistiu, mas tivemos muitas perdas no meio artístico neste ano.

Nesta retrospectiva de 2021, relembre 8 tragédias que abalaram o Brasil e o mundo:

Continua após a publicidade

1 – Queda do avião de Marília Mendonça e mais quatro pessoas

Em novembro de 2021, a cantora Marília Mendonça perdeu sua vida em um trágico acidente de avião perto de uma cachoeira na cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais. Marília tinha 26 anos e deixou um filho de dois anos. No avião também estavam seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, além do piloto e copiloto da aeronave.

A principal suspeita é de que o avião tenha caído após colidir com uma rede de fios de energia elétrica de alta tensão. A despedida da cantora ocorreu na tarde de 6 de novembro, no Ginásio Goiânia Arena, com expectativa para mais de 100 mil pessoas. As amigas Maiara e Maraísa emocionaram a multidão com um canto de adeus.

2 – Crise de oxigênio em hospitais de Manaus (AM)

No começo do ano, circularam por todo país imagens de familiares de pacientes internados em hospitais de Manaus, no Amazonas, desesperados pela falta de oxigênio para tratamento contra covid-19. Com o grande volume de internações, já não havia mais o insumo para os doentes que dependiam dele para seguir o tratamento. Muitas pessoas perderam suas vidas, gerando sepultamentos coletivos na cidade.

Em meio ao ambiente caótico, os pacientes morriam asfixiados, sem oxigênio. Artistas e empresas de diversas partes do país se mobilizaram para enviar oxigênio à cidade. O governo precisou buscar o insumo em outros estados usando aviões da Força Aérea Brasileira. 

No dia 27 de janeiro, comentando a crise de oxigênio, o governador Wilson Lima afirmou que avisou que o Ministério da Saúde sobre a possibilidade de uma crise antes dela estourar.

3 – Ataque em creche de Saudades (SC)

Na cidade de Saudades, região Oeste de Santa Catarina, um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas e matou três crianças e duas funcionárias. O crime ocorreu no mês de maio. Após as mortes, o criminoso deu golpes contra o próprio corpo.

A creche fica a 600 km de Florianópolis, e atendia crianças de 6 meses a 2 anos. No momento do crime, estavam no local 20 crianças sob os cuidados de 5 professoras. A professora Keli Adriane Aniecevski e a agente educativa Mirla Renner perderam suas vidas enquanto tentavam salvar as crianças.

O caso ganhou repercussão nacional. Políticos e personalidades lamentaram o ataque à creche. Na época, a governadora do estado, Daniela Reinehr, decretou luto oficial de três dias.

4 – Caso Lázaro

Em junho deste ano, a pequena cidade de Cocalzinho de Goiás se viu no centro de uma das maiores caçadas a criminosos da história do Brasil. Lázaro Barbosa, suspeito de cometer uma chacina no Incra 9, em Ceilândia, deu início a uma fuga que mobilizou quase 300 policiais e a mídia de todo o país.

Lázaro se escondia na grande área de mata que liga Ceilândia, Águas Lindas e Cocalzinho de Goiás. Durante a fuga, tentou roubar fazendas e fazer reféns, driblando a polícia em meio ao matagal da região.

A caçada só terminou após 20 dias de buscas, quando Lázaro foi visitar a ex-mulher e a ex-sogra em Águas Lindas e finalmente acabou sendo cercado. Uma troca de tiros com policiais resultou na morte do criminoso, sendo atingido por mais de dez tiros acima da cintura.

5 – Queda de avião com sete mortos em Piracicaba (SP)

Outra queda de avião que abalou o país ocorreu em Piracicaba, no estado de São Paulo, no dia 14 de setembro. Sete pessoas morreram após a queda em uma área de mata no bairro Santa Rosa, logo após a aeronave partir do aeroporto da cidade com destino ao Pará.

O empresário Celso Silveira Mello Filho, sua esposa, três filhos, piloto e copiloto partiram pouco antes das 9h do Aeroporto de Piracicaba. A viagem teria como destino uma fazenda da família, onde passariam uma semana. O avião caiu 15 segundos após a decolagem.

O motivo do acidente se tornou um mistério, pois a aeronave era considerada nova (foi fabricada em 2019), tinha passado por manutenção recente e estava com a documentação em ordem.

6 – Operação policial e massacre no Jacarezinho (RJ)

Uma operação policial contra traficantes do Morro do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, deixou 28 pessoas mortas e passou a ser considerada a operação da Polícia Civil mais letal da história do estado. 

A operação teve como alvo uma organização criminosa que atuava na comunidade e que seria responsável por homicídios, roubos, sequestros de trens da SuperVia e o aliciamento de crianças para atuarem no tráfico local. O confronto na região durou mais de oito horas.

Entre os mortos, houve um policial. O caso ganhou destaque nacional pelo número de pessoas mortas. O Ministério Público do Rio (MPRJ) investiga as circunstâncias e instaurou procedimento para apurar se houve violações a direitos durante a operação.

7 – Prédio desaba em comunidade dominada por milicianos, no RJ

No dia 3 de junho, um prédio de quatro andares desabou em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma menina de aproximadamente três anos e seu pai, identificado como Natan Gomes, foram encontrados mortos após nove horas de buscas. Outras quatro pessoas haviam sido resgatadas com vida dos escombros e encaminhadas a hospitais públicos da região. 

O prédio estava em uma região conhecida por ser dominada por milícias que cobram taxas de moradores e comerciantes, além de atuarem na construção, na venda e no aluguel de imóveis irregulares. Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, o imóvel que desabou também era irregular.

8 – Ciclone e tempestades na Bahia

No início de dezembro, um ciclone extratropical formado na costa Sul do Brasil provocou fortes chuvas em cidades do sul da Bahia. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram cidades totalmente inundadas, como Jucuruçu, Nova Alegria e Itamaraju, que chegaram a registrar 450 mm de chuva. O governo estadual decretou estado de calamidade em 24 municípios.

Segundo o MetSul, as chuvas fortes haviam se formado devido a um centro de baixa pressão que se aprofundou na costa do Rio de Janeiro e se moveu para o Sul pelo Oceano Atlântico. À medida que se deslocou para o Sul, ele passou a se aprofundar em mar aberto, organizando uma espiral de nuvens típica de formação ciclônica.

O centro de baixa pressão que formou o fenômeno estava mais ao Norte do que o usual, o que fez com que formasse uma frente na altura no nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e oeste e sul da Bahia.

Veja Também