Quinta-feira, 28 de março de 2024

Confira 8 notícias sobre coisas boas que aconteceram no Brasil em 2021

Apesar de um ano difícil, também houveram informações que nos fizeram rir e ter esperança; veja a lista

Postado em: 26-12-2021 às 13h13
Por: Fernanda Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira 8 notícias sobre coisas boas que aconteceram no Brasil em 2021
Apesar de um ano difícil, também houveram informações que nos fizeram rir e ter esperança; veja a lista | Foto: reprodução

O ano de 2021 pode até ter sido um ano difícil, como 2020 ou até mais. O agravamento da pandemia, recessão econômica, mortes de personalidades incríveis e inspiradoras como Marília Mendonça, Paulo Gustavo, Tarcísio Meira e Eva Wilma. Foram muitos os motivos que nos levaram às lágrimas. Mas, vale muito mais olhar pelo lado positivo. Também tivemos, no decorrer deste ano turbulento, boas notícias. A primeira delas é: estamos aqui, sobrevivemos. Mas aqui vão algumas outras lembranças de que 2021 também nos deu motivos para comemorar.

Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 é distribuído no Brasil

Um salto de esperança para o coração do brasileiro que já estava há quase um ano de quarentena, foi a distribuição das primeiras doses. O início, infelizmente, foi lento e gradual. O Ministério da Saúde priorizou idosos e pessoas com comorbidades, por causa do grau de risco, caso contraíssem a doença. Mesmo assim, o povo brasileiro comemorou ver seus avôs e avós se imunizando.

Continua após a publicidade

Laerte Coutinho recebe alta após ficar internada com Covid-19

Após ser internada com Covid-19, em janeiro deste ano, a cartunista Laerte Coutinho, de 69 anos, foi curada e recebeu alta, no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo. Com a recuperação, a cartunista pôde dar continuidade ao tratamento em casa, onde se recuperou bem.

Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais até julho de 2022

Em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital para o leilão do 5g. A tecnologia permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão do 4G, por usar um espectro de rádio mais abrangente e permitir com que mais aparelhos se conectem à rede. A previsão é que todas as capitais do Brasil tenham a 5G até julho de 2022. Será que vem?

Grávidas dançam funk durante trabalho de parto, em Hospital de Brasília 

Em meio a tantas perdas e mortes, um grupo de gestantes deram à luz de maneira inusitada e alto astral, no Hospital Regional de Santa Maria, em Brasília, em fevereiro deste ano. Um vídeo que viralizou mostra o momento em que as enfermeiras auxiliam o trabalho de parto ao som e ritmo do funk. Os movimentos da dança ajudaram as parturientes a relaxarem e dilatarem, facilitando a passagem do bebê e tornando o parto mais rápido. Veja o vídeo:

Após três meses da cirurgia de separação, gêmeas siamesas retornam para casa, na Bahia

Em 24 de abril, as gêmeas siamesas da Bahia, Laura e Laís, finalmente receberam alta hospitalar do Hospital Materno Infantil (HMI), três meses após passarem por cirurgia de separação. A operação foi conduzida pelo cirurgião pediátrico e deputado federal Zacharias Calil, conhecido por realizara esse tipo de procedimento no Brasil. A equipe contou com 38 especialistas e o procedimento durou mais de 17 horas. Poder voltar para casa deve ter sido um grande alívio para a família, especialmente para a mãe, Liliane Silva.

Ações de universidades federais durante a pandemia impactam 85,5 mi de pessoas

Apesar de algumas propagandas negativas contra as universidades públicas, por parte do governo federal, ações de iniciativa das instituições de ensino superior, durante a pandemia, impactaram 85,5 milhões de pessoas segundo dados do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), em pesquisa “Conhecimento e cidadania: ações de enfrentamento da Covid-19”. O levantamento estimou que as UF’s produziram pelo menos 691.471 litros de álcool em gel e líquido; 651.254 máscaras de proteção facial; 515.079 escudos faciais; e 661.839 testes para detectar o novo coronavírus em pessoas.

Em uma década, Brasil reduziu em 30% número de mortes por acidentes de trânsito

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito apontaram que as mortes por acidente de trânsito foram reduzidas em 30%, entre 2011 e 2021. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas se tornam vítimas dos acidentes de trânsito. Vale ressaltar que a legislação brasileira de trânsito é uma das mais rigorosas do mundo. As campanhas nacionais de conscientização também têm surtido efeito, além de projetos que levam a educação de trânsito para crianças do ensino fundamental.

Ao menos 173 municípios não registram mortes por Covid-19 em 4 semanas

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, em outubro, 173 municípios não registravam mais mortes por quatro semanas seguidas. O cenário não foi único em Goiás. Em todo o país, houve redução no número de casos, internações e óbitos. Mesmo com as novas variantes, a Delta e a ômicron, os pacientes acometidos pelo novo coronavírus caiu graças à forte campanha de imunização realizada no país.

Veja Também