Estado dobrou o número de casos de H3N2 em apenas 4 dias; veja o total de infectados

Saúde orienta manutenção dos protocolos de segurança adotados para Covid-19

Postado em: 27-12-2021 às 07h30
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Estado dobrou o número de casos de H3N2 em apenas 4 dias; veja o total de infectados
Saúde orienta manutenção dos protocolos de segurança adotados para Covid-19 \ Foto; Reprodução

Com sintomas similares aos de Covid-19, a epidemia de gripe causada pela variante da influenza A, H3N2 já se espalha por todo o Brasil rapidamente. Em Goiás, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o número de casos da gripe H3N2 dobrou no Estado nos últimos dias e, agora, já ultrapassam os 60 casos. De acordo com a pasta, os municípios de Rio Verde, no sudoeste do Estado, e a Capital, Goiânia, são as cidades que mais registraram casos, com 33 e 18, respectivamente. 

Antes disso, até o dia 19 de dezembro, Goiás registrava 30 casos, sendo 14 em Rio Verde, 10 em Goiânia e um caso em cada uma das respectivas cidades: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caçu, Catalão, Porangatu e Trindade. 

Em nota, a SES-GO destacou que  a “circulação do vírus H3N2 em Goiás reforça a necessidade de se manterem os mesmos protocolos de segurança necessários à Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos, se for se reunir dar preferência a locais bem arejados e, sobretudo, a busca vacina disponível nos postos de saúde nos municípios”. Além disso, destacou que a cobertura vacinal contra a Influenza no Estado é de 73%. 

Continua após a publicidade

De acordo com Simone Sena, infectologista do Grupo Conexa, o vírus é altamente transmissível pela fala, tosse ou espirro. “Os mesmos cuidados que aprendemos com a Covid-19 devem ser tomados para evitar o contágio do H3N2, como uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações. É importante ter a atenção redobrada durante os encontros com familiares e amigos nas festividades de fim de ano, dando sempre preferência a lugares abertos com poucas pessoas e mantendo o distanciamento social”, destaca. 

Vacinação 

Em Goiânia, com as celebrações de final de ano, os cronogramas de atendimento por parte da Secretaria de Saúde (SMS) sofreram alguns ajustes. Nos dias 30 e 31 de dezembro, bem como no dia 1º de janeiro, não haverá atendimento de vacinação contra a Covid-19. Já com relação à testagem, apenas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro as atividades serão pausadas. 

De acordo com a pasta, as vans itinerantes que estavam circulando pela cidade, levando todas as doses contra a Covid-19 e a vacina da gripe, tiveram suas atividades suspensas na última quarta-feira (22). Elas voltarão em 2022 com um novo planejamento estratégico, uma vez que têm sido um grande sucesso junto à população.

Aparecida

Para facilitar o acesso a vacinas contra a Influenza, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou os postos de imunização. Agora, o imunizante contra a gripe está disponível em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Central de Imunização e no drive-thru da Cidade Administrativa. Esses dois últimos postos aplicam a vacina de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h. 

“Assim como a vacinação contra a covid, a vacinação contra a Influenza é fundamental para a saúde da população. Ela protege as pessoas de doenças respiratórias, reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade. Com o aumento dos casos de H3N2 em muitos estados brasileiros, a imunização contra a gripe torna-se ainda mais importante”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

A SMS informou ainda que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro a vacinação Contra a Covid-19 estará suspensa em virtude dos feriados, ocorrendo normalmente durante a semana entre os dias 27 e 30 de dezembro e após o dia 03 de janeiro.

Veja Também