Sobe para 74 número de casos da Ômicron no Brasil; destes 22 são em Aparecida de Goiânia

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde aponta crescimento exponencial da variante em vários estados do país

Postado em: 28-12-2021 às 08h58
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Sobe para 74 número de casos da Ômicron no Brasil; destes 22 são em Aparecida de Goiânia
Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde aponta crescimento exponencial da variante em vários estados do país | Foto: Reprodução

O balanço divulgado na última quinta-feira (23/12) pelo Ministério da Saúde indica que foram confirmados 74 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron. As infecções foram registradas em São Paulo (27), em Goiás (22), em Minas Gerais (13), no Rio Grande do Sul (3), no Distrito Federal (1), no Rio de Janeiro (1), no Espírito Santo (1), em Santa Catarina (3) e  no Ceará (3).

Desse total, 22 casos foram confirmados no município de Aparecida de Goiânia, em Goiás. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, 17 dos 22 casos têm relação entre si. Nos outros 5 não foi possível estabelecer a origem da contaminação.

No município, foi constatada a transmissão comunitária que, de acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, existe quando há casos de transmissão do vírus na população entre pessoas que não estiveram nos países com registro da doença nem tiveram contato com quem esteve. Em Aparecida há um caso assim e outros 4 sob investigação.

Continua após a publicidade

A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, informa que, dentre os 22 pacientes, que são pessoas de 17 a 82 anos de idade, 11 já tiveram alta e 11 estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Central de Telemedicina. Apenas um paciente precisou ser internado. Trata-se de um homem de 50 anos, diabético, que ficou cinco dias internado em uma enfermaria, mas já teve alta médica.

Há ainda, segundo o Ministério da Saúde, 116 casos em investigação, sendo 16 no Distrito Federal, 19 em Minas Gerais, 58 em Santa Catarina e 23 no Rio Grande do Sul.

Veja Também