Goiânia possui 55 salas para vacinação contra a gripe; veja onde se imunizar

As pessoas que apresentarem sintomas da gripe, como febre, tosse e coriza devem procurar atendimento médico

Postado em: 29-12-2021 às 08h31
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia possui 55 salas para vacinação contra a gripe; veja onde se imunizar
As pessoas que apresentarem sintomas da gripe, como febre, tosse e coriza devem procurar atendimento médico | Foto: Reprodução

Com o aumento dos casos de gripe em Goiás, a população que ainda não se vacinou deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Na Capital, as doses estão disponíveis em 55 salas de vacinas mantidas pelo município. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-GO), as doses estão disponíveis para maiores de 6 meses. Para se vacinar é preciso não ter sintomas gripais há pelo menos três dias.

Até o momento, o índice de pessoas vacinadas contra a gripe no Estado é de 73%. O grupo prioritário é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias), povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e acima, professores, pessoas com comorbidades e aquelas com deficiência permanente.

São ainda parte do público-alvo os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, portuários, das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Continua após a publicidade

A pasta lembra que, no momento da vacinação, é obrigatório a todos apresentarem documento pessoal. Também é recomendado levar o cartão de vacinação. Deverão ser levados ainda comprovante de gestação ou de parto em até 45 dias, para as puérperas; comprovação de vínculo ou categoria, para integrantes dos grupos profissionais; e prescrição médica, aos portadores de doenças crônicas.

Casos

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, o aumento de casos de gripe é sempre esperado todos os anos. “O que acontece é que este ano antecipamos os casos que viriam no outono e chegaram no verão”, explica. Ela recomenda que as pessoas que apresentarem sintomas da gripe, como febre, tosse e coriza, procurem atendimento médico.

Em Goiás, são 61 casos confirmados de H3N2, que estão em análise no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, para sequenciamento. Flúvia ressalta que os pacientes não conseguem identificar em casa o que é gripe ou Covid-19. 

“Para as crianças, por exemplo, a Influenza pode ser mais grave do que a Covid-19 tem se mostrado”, explica. 

Surto

O Ministério da Saúde (MS) começou a monitorar os casos com uma equipe especializada neste mês, em Rio Verde. Os agentes analisaram as ações que estão sendo realizadas para controlar o surto. Foi realizado um paralelo para saber onde os infectados moram e com quem estiveram, além de estratégias para a população se imunizar. 

Por meio de nota, a SES informou que “a circulação do vírus H3N2 em Goiás reforça a necessidade de se manterem os mesmos protocolos de segurança necessários à Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos, se for se reunir dar preferência a locais bem arejados e, sobretudo, a busca da vacina, disponível nos postos de saúde nos municípios”.

Veja Também