Meteorologia: Final do ano e réveillon com muita chuva e enchentes no Estado

Formação de corredor de umidade favorecerá surgimento de áreas de instabilidade

Postado em: 31-12-2021 às 08h08
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Meteorologia: Final do ano e réveillon com muita chuva e enchentes no Estado
Formação de corredor de umidade favorecerá surgimento de áreas de instabilidade | Foto: Reprodução

O Ano Novo deverá ser marcado por chuva em Goiás. É o que aponta o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego). Segundo o Cihmego, a configuração de um novo corredor de umidade sobre o Estado vai favorecer a ocorrência de chuvas volumosas, que podem alcançar 150mm em algumas regiões do Estado.  Além disso, a formação desse corredor de umidade também favorecerá o surgimento de áreas de instabilidade em várias regiões, e, com isso, há a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas isoladas que podem ser volumosas, acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Em Goiânia, a última sexta-feira do ano será marcada por variação de nebulosidade e sol com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, podendo a temperatura máxima chegar aos 30ºC, e a umidade relativa do ar variando entre 50% a 95%.

Já no final de semana,  a previsão para o Estado é a combinação de calor e umidade que favorecerá a formação de áreas de instabilidade em várias regiões de Goiás, com isso teremos pancadas de chuvas isoladas que podem ser localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios.  Com a iminência de chuvas intensas, o Cihmego reforça a importância da atenção redobrada, uma vez que a estação verão já começou e as mudanças nas condições do tempo acontecem de maneira mais rápida.  

Continua após a publicidade

Verão

O verão teve início no último dia 21 de dezembro e vai até o próximo dia 20 de março. Neste período, os dias são mais longos que as noites, ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando a ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. Além disso, com o aumento da temperatura do ar sobre o continente, as chuvas são acompanhadas por raios, rajadas de vento e eventualmente granizo.

O Cihmego explica que, na estação verão as chuvas em Goiás estão associadas a passagem de sistemas frontais e a formação da famosa Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) (corredor de umidade que corta o Brasil de Norte a Sudeste). É importante lembrar ainda que podemos ter os chamados ‘veranicos’, que são períodos de estiagem de vários dias sem a ocorrência de precipitação.

Os prognósticos na estação apontam ainda para presença no trimestre (Janeiro, Fevereiro e Março) do fenômeno La Niña que irá provocar irregularidades na distribuição das chuvas.

Veja Também