Veja quem são as 10 pessoas mais importantes da tecnologia no Brasil em 2021

Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil na área da tecnologia

Postado em: 31-12-2021 às 12h06
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja quem são as 10 pessoas mais importantes da tecnologia no Brasil em 2021
Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil na área da tecnologia | Foto: Reprodução

A integração do cotidiano da sociedade à tecnologia é uma realidade. No mundo virtual concentramos nossa maior parte do tempo em redes sociais e aplicativos que facilitam a comunicação, otimizam tempo e proporcionam facilidades como conquistar um novo trabalho, aprender coisas novas como um novo idioma ou outras habilidades, comprar itens de qualquer parte do mundo e até mesmo a conquista de uma graduação em cursos como Administração, Contabilidade, Jornalismo, Pedagogia e diversos outros. 

Nos últimos anos cada vez mais usuários brasileiros utilizam aplicativos para mobilidade urbana, supermercado, pet shop, farmácia, televisão, plano de saúde, finanças, hospedagem e diversas outras funções.

A implantação do Pix no Brasil no final de 2020 foi uma constatação do novo momento da sociedade em relação ao acesso à tecnologia. De acordo com publicação da Revista InfoMoney em Novembro de 2021, o novo meio de pagamentos eletrônicos criado pelo Banco Central foi adotado por 65% da população e atingiu 105,2 milhões de pessoas físicas que utilizam o recurso. No total são 348 milhões de chaves ativas e mais de 7 bilhões de reais em transações já realizadas. 

Continua após a publicidade

Outros dados que apontam um envolvimento maior da sociedade brasileira com a tecnologia é uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) que mostra que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets e smartphones) em uso. Significa 2 por habitante. O levantamento é do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada. Do total, 53% são celulares (242 milhões). Outros 47% são computadores – notebooks, desktops e tablets (198 milhões). Estes números fazem do Brasil um dos cinco países mais conectados do mundo.

As redes sociais também nunca apostaram tanto no Brasil. O time do Facebook, que agora se chama Meta, é liderado no Brasil pelo executivo Conrado Leister, que comanda também o Whatsapp e Instagram. O Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos do Instagram no mundo e uma estimativa bem realista aponta que 120 milhões de brasileiros tenham conta no Whatsapp.

Instagram, Facebook, Whatsapp, Google, Uber e Twitter já são velhas e ainda muito potentes vertentes do mundo virtual, mas nos últimos anos, milhares de outros aplicativos e soluções passaram a ser aderidas. A pandemia potencializou os aplicativos de entregas instantâneas, reforçou os e-commerces e também a prestação de serviços virtuais, incluindo a liberação de consultas médicas virtuais pelo Conselho Nacional de Medicina, que deu força aos aplicativos de saúde e a evolução dos velhos planos.

O mundo empresarial também ganhou muito com este avanço. A inteligência virtual tornou-se aliada de diversos tipos de negócios que se adaptaram às novas modalidades de atendimento, comércio, serviços e etc. Empresas de diversos portes recorreram a plataformas como Canva e ManyContent, que se tornaram grandes aliadas de comércios, prestadores de serviços e até mesmo indústrias. O app australiano Canva fornece uma plataforma de fácil edição, até mesmo para amadores, fazerem itens de identidade visuais como postagens de redes sociais, apresentações e até logotipos, enquanto a plataforma brasileira Many Content cria conteúdos utilizando a inteligência virtual para garantir um alto poder de engajamento de acordo com os interesses pré-definidos pelos usuários. 

Mas com toda a ascensão dos aplicativos e plataformas, quem são as personalidades por trás do crescimento do setor da tecnologia, programação e aplicativos? Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil na área da tecnologia, veja:

Guilherme Ribenboim – CEO Twitter Brasil

Guilherme é um executivo de carreira formado em Economia e com grande experiência na tecnologia. Chegou a ser vice-presidente do Yahoo na América Latina, onde trabalhou por 12 anos e saiu para integrar a equipe do site de compras coletivas ClickOn como CEO, mas deixou o cargo um ano depois para integrar o time do Twitter onde se mantém até hoje e atingiu o maior cargo, sendo um dos grandes responsáveis pela estabilidade da rede social no Brasil.

Conrado Leister – Diretor Facebook

Conrado é formado em Engenharia Elétrica. Antes de se juntar ao Facebook ele era presidente regional de uma grande empresa de análise e software, a Sas. Deixou o cargo para integrar a equipe do Facebook Book e hoje é diretor geral no país.

Gabriela Comazzetto – Head de Soluções Globais do Tiktok

Gabriela tem mais de 22 anos de experiência no mercado de marketing, publicidade, vendas e tecnologia. Antes de ser contratada como Head de Global Business Solutions no Brasil pelo TikTok ela havia ocupado o cargo de diretora de negócios do Facebook, onde foi responsável pelas indústria de Varejo, e-commerce e viagens. Ela também passou pela Microsoft e Ambev.

Fábio Coelho – Diretor do Google Brasil

Fábio é engenheiro civil por formação e executivo por uma brilhante carreira com passagens de destaque pelo Citibank, BCP e portal IG, como presidente. Em 2011 assumiu como presidente do Google Brasil e a partir daí passou a ser figura frequente na Forbes Brasil como um dos dez melhores presidentes de empresas do país. Atualmente, além de ser presidente do Google Brasil, Fábio Coelho é também vice-presidente da Google Inc. e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O CDES é composto por dezenas de integrantes que assessoram a presidência da República.

Erick Bretas – Diretor Globoplay

Com uma longa carreira iniciada no jornalismo da TV Globo, Erick dedicou-se à internet e iniciativas digitais, tendo liderado a criação do Globoplay em 2015, mas se afastou por alguns anos e retornou no ano passado. A imersão recente no ambiente de novos negócios digitais e de tecnologia no Vale do Silício e em atividades de M&A (fusões e aquisições) aceleraram seu desenvolvimento como executivo. 

Neste ano o Globoplay cresceu cerca de 68% e já é o aplicativo de streaming com o maior número de usuários no país e a expectativa é de 1 bilhão de reais em faturamento no próximo ano.

Fabrício Bloisi – Ceo Ifood

Desde os 14 anos, Fabrício já desenvolvia softwares. Em 1988, em Campinas, com uma sala e dois funcionários ele fundou a empresa Movile, com o plano de ser uma empresa global. Atualmente com atuação em mais de cem países, a empresa é dona de marcas como Ifood e sympla, com faturamento de cerca de 2 bilhões de reais ao ano. 

Daniel Mazini – Ceo Amazon Brasil

Daniel Mazini chegou à Amazon pela primeira vez em 2009, chegou a atuar no Reino Unido e em Seattle nos Estados Unidos, mas saiu para ocupar cargos na Accenture, Vodafone e recentemente o Neon, mas retornou à Amazon em 2021. Seu retorno é bem visto pela comunidade empresarial e as expectativas são altíssimas para sua gestão.

Stelleo Tolda – Ceo Mercado Livre 

Em 1999, Stelleo Tolda fundou o Mercado Livre ao lado de Marcos Galperín e desde então trabalha como CEO. Em 2021, a empresa cresceu 102% e atingiu quase 2 bilhões de dólares em faturamento.

Jonathas Freitas – Empreendedor e Investidor Anjo

Jonathas Freitas é o fundador da ManyContent, BlitzPay, TouroClass e diversas outras startups. Empreendedor serial, também atua como investidor anjo em 2 fundos, o seu pessoal BigDream, e possui uma participação na DreamMaker, fundos que combinados têm aproximadamente 50 startups no portfólio, auditadas e avaliadas em USD 100.000.000,00 (cem milhões de dólares). Suas startups, já ultrapassaram a marca de milhões de usuários. Foi vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro como empreendedor do ano em 2017 e em 2021 ganhou pela segunda vez o prêmio Digital Awards. 

Elisabetta Zenatti – Vice presidente de conteúdo da Netflix para o Brasil

Italiana de nascença, Elisabetta Zenatti vive no Brasil desde 1998 e teve passagens pela Sony, SBT e BAND. Foi cabeça de projetos de sucesso como Floribela e Rouge, mas a maior parte de seu trabalho está fora dos holofotes e ela é tida como uma potente mente estratégica para negócios que engajam e envolvem o público. As expectativas de sua gestão na Netflix é de que ela crie um envolvimento ainda maior com os usuários através de uma maior identificação com produtos, inclusive a produção de novelas.

Veja Também