Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Psicólogo explica como o Ano Novo é uma excelente ferramenta para viver mais feliz

A proposta do Janeiro Branco chega para unir profissionais e público a refletir sobre saúde mental

Postado em: 03-01-2022 às 07h20
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Psicólogo explica como o Ano Novo é uma excelente ferramenta para viver mais feliz
A proposta do Janeiro Branco chega para unir profissionais e público a refletir sobre saúde mental | Foto: Reprodução

Por Alzenar Abreu

Após mais de um ano em busca de manter firme a esperança de dias melhores, um Ano Novo chegou. E com ele, planos, metas e projetos surgem para mais uma jornada de 364 dias. Dentro da proposta nacional do movimento  “Janeiro Branco” que traz nacional e internacionalmente a busca pela saúde mental e bem-estar psíquico do indivíduo, a reportagem de O Hoje ouviu depoimentos de superação e uma fala sobre esse mês que envolverá profissionais de saúde mental como psicólogos psiquiatras e terapeutas que vão desenvolver diversas ações pela data na busca da autorreflexão.

Para o psicólogo Jummy Marcos o início de um novo ano é um fato simbólico que envolve o sentimento de muitas pessoas na busca por construir ou reconstruir sonhos, metas e realizações.

Continua após a publicidade

“Por isso a data nos convida a pensar as nossas relações com as pessoas que convivem conosco, com amigos, no trabalho. É um convite à pensar em si mesmo, olhar para si”, diz

Jummy diz que ajuda bastante a colocar no papel os planos, mas com espaço para datas a serem cumpridas para acompanhar o percurso até chegar ao que se deseja.

“Um exemplo. Se a pessoa quer uma viagem. Ela pega o papel e vai acompanhando os passos que já deu: já juntou o dinheiro para da entrada no pacote – 1º passo. Já escolheu o roteiro – 2º passo. E assim por diante”, conta.

Ele diz que não é apenas usar do que se chama de “positivismo tóxico” . “ A pessoa tem uma dor no estômago e diz que vai melhorar e não procura um médico. É bom ser otimista. Mas ter os pés no chão é o mais importante: Tirar do papel e pôr em prática aquilo que é plausível de se alcançar. Nada de metas exageradas . Que a pessoa não vai conseguir cumprir e pode frustrar-se.

Lidar com sentimentos ruins

Sobre a análise do ser, o psicólogo é bem ponderado, “ não há uma fórmula pronta que muitos pensam que vão sair de um consultório, com todos os problemas resolvidos. E, saber quando buscar ajuda é primordial quando a pessoa sente que não consegue lidar com uma tristeza que persiste, que não se consegue lidar. Porque momentos de dificuldades e angústias muitos passam, mas outros deixam sequelas que requerem tratamento”, avalia.

Gurus

Ele alerta ao público para tomar cuidado com os aconselhadores digitais. Que oferecem o ensino da pessoa para ganhar dinheiro só pela internet. Para ter o carro dos sonhos, o dinheiro para saciar um desejo. 

“Muitas dessas pessoas ensinam mas não fazem na prática o que estão mostrando. Essas propostas têm levado pessoas a perderem tudo o que tem”, comenta.

“Quantos deixam de lado a busca por uma profissão por um conhecimento técnico para sonhar no que não pode acontecer, com especulação.

O especialista diz que o momento é favorável para planejar a vida e parar para entender os processos que nos fazem mal e como alcançar, na prática, o êxito sonhado. Em busca da felicidade que é pessoal para cada um.

“Tivemos um ano de muitas perdas. Alguns familiares, outros materiais, emprego. Saber lidar com essas emoções e como conseguimos lidar será o norte para seguir em frente, com ajuda profissional.

Esperança

Clyce Louise, chef de um buffet em Goiânia, teve o restaurante fechado na pandemia. “Mas, não desisti. Continuei agendando encomendas e os pedidos não paravam. Tenho uma filha de 27 anos que é especial. Minha companheirinha, a Camila Louise. E a outra, Carol que me ajuda na logística do Buffet. Com o trabalho, concílio bem a atenção dada à Camyla”, diz. 

Para 2022 ela já pensa em aumentar os negócios na divulgação do trabalho e aperfeiçoar-se cada vez mais. “ Meu trabalho é um prazer. Me sinto realizada. Uma amiga diz que faço pelo meu ego. Mas não, faço por amor.

Para a pequena empresária Emanuela Elias, proprietária de uma loja de maquiagens e acessórios femininos, os planos para 2022 são fazer cursos para divulgar melhor o trabalho e aumentar a família. “Queremos um bebê. Ainda não sou mãe e eu e meu esposo estamos ansiosos com isso.”, revela.

Ela conta que não foi fácil vencer o auge da pandemia. Teve de fechar a loja e passou por momentos de bastante apreensão. “Eu desejo um 2022 com muita saúde. É o mais importante. Que esse anos possamos prosperar e conseguir controlar  vencer essas doenças, como as que continuam em circulação”, diz

Saiba mais sobre o Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma  campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Veja Também