Instituto Butantan inicia produção de vacina trivalente contra nova cepa da gripe

A previsão do Butantan é de que a nova vacina seja distribuída no SUS ainda em 2022

Postado em: 04-01-2022 às 10h21
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Instituto Butantan inicia produção de vacina trivalente contra nova cepa da gripe
A previsão do Butantan é de que a nova vacina seja distribuída no SUS ainda em 2022 | Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Diante do grande aumento nos casos de gripe no Brasil, principalmente causados pela influenza H3N2, o Instituto Butantan anunciou que está produzindo uma nova vacina contra a gripe que irá conter também a nova cepa e o subtipo Darwin.

A nova vacina que, segundo o Butantan, será distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) já em 2022, será composta pelos vírus H1N1, H3N2, da cepa B e do subtipo Darwin. De acordo com o instituto, o imunizante será importante no combate ao surto de influenza H3N2 que atinge o país e conterá o espalhamento do vírus.

O Butantan já produz 80 milhões de doses da vacina contra a influenza que são utilizadas na campanha nacional de vacinação, no entanto, todo ano o imunizante contra a gripe é atualizado com base nos relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério sul.

Continua após a publicidade

Nessa nova versão a única cepa que continua presente na substância é a H1N1. O Instituto Butantan produz o imunizante contra a gripe em um fábrica própria que produz separadamente os Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFA) das três cepas. Posteriormente, o IFA é misturado com as variantes dos vírus que são importadas da Europa. 

“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, informou o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira.

Veja Também