Enchentes deixam 14 cidades estão em situação de calamidade no nordeste goiano

As chuvas que fizeram os rios da região Nordeste subir drasticamente já eram previstas pelo Centro de Informações Meteorológicas

Postado em: 05-01-2022 às 08h42
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Enchentes deixam 14 cidades estão em situação de calamidade no nordeste goiano
As chuvas que fizeram os rios da região Nordeste subir drasticamente já eram previstas pelo Centro de Informações Meteorológicas | Foto: Reprodução

Após as fortes chuvas que ocorreram no Estado nos últimos dias, 14 municípios goianos estão em situação de calamidade. Somente em Flores de Goiás, há cerca de 300 famílias isoladas por conta da água. Segundo o prefeito da cidade, Altran Avelar, em alguns locais só é possível ter acesso a cavalo ou de barco. A chuva no local já era prevista pelo Centro de Informações Meteorológicas (Cimehgo), o que fez o Rio Paranã subir e alagar parte da cidade.

Também foi decretada calamidade em Colinas do Sul, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Campos Belos, Divinópolis de Goiás, São Domingos, laciara, Formoso, Niquelândia, São João D’Aliança, Guarani de Goiás, Teresina de Goiás e Alto Paraíso de Goiás.

Na última sexta-feira (31), o governador Ronaldo Caiado visitou Teresina de Goiás para acompanhar a execução do plano de contingência formulado. O objetivo é reduzir os transtornos à população causados pelas precipitações pluviométricas.

Continua após a publicidade

Foi montada uma base para dar auxílio às famílias atingidas na região da Chapada dos Veadeiros. Um trecho da GO-118, entre Teresina (MA) e Alto Paraíso, precisou ser interditado no após ocorrer deslizamento de terra em consequência das precipitações que atingem a região.

Além disso, uma rota alternativa foi definida para desviar o trânsito enquanto são realizadas as obras de recuperação da rodovia. A previsão da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) é de que as intervenções sejam executadas em três semanas, se as condições climáticas estiverem favoráveis.

Para acessar a rota alternativa os motoristas devem sair do município de Alto Paraíso pela GO-239 e seguir até Colinas do Sul. De lá, acessar a GO-132 e sair à direita na via vicinal que dá acesso a Cavalcante e aos demais municípios da região da Chapada dos Veadeiros, como Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Todo o trajeto está sendo sinalizado pela Goinfra, que vai realizar melhorias para o tráfego na via vicinal, como levantamento de greide e cascalhamento do trecho.

Voluntários

Dentro das comunidades, toda ajuda é bem-vinda. Diversos voluntários têm contribuído com as famílias nesse momento tão difícil. Alimentos e roupas estão sendo distribuídos. O município de Cavalcante começou a receber doações de roupas, água potável e também estão precisando de remédios, já que as pessoas estão começando a gripar na região. Quem puder contribuir, pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social da cidade pelo telefone (62) 34941074.

Na GO-118, foram descarregadas 13 carretas de pedra para servir de escora e fazer a base do aterro. O Estado investirá R$ 80 milhões em ações do plano de contingência em atendimento à situação emergencial decorrente das condições climáticas no Nordeste goiano e em intervenções para garantir trafegabilidade e segurança aos motoristas e moradores da região.

Veja Também