Goiás segue com 38 casos da variantes Ômicron; outros cinco casos estão sob investigação

O número se mantem o mesmo desde a última atualização, com 38 notificações no território goiano.

Postado em: 05-01-2022 às 09h39
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás segue com 38 casos da variantes Ômicron; outros cinco casos estão sob investigação
O número se mantem o mesmo desde a última atualização, com 38 notificações no território goiano | Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou novo boletim informativo sobre os casos confirmados da variantes Ômicron no estado. O número se mantem o mesmo desde a última atualização, com 38 notificações no território goiano – sendo 16 novos casos.

As análises, obtidas por meio do sequenciamento genômico realizado pela SES-GO, em parceria com a UFG e a PUC Goiás, revelaram a ocorrência da Ômicron em nove pessoas sem histórico de viagem ou contato com viajantes, e um caso de paciente que viajou recentemente para a África.

Com este cenário, “já é possível considerar a transmissão comunitária da nova variante em alguns municípios – ocorrência de casos sem vínculo a um paciente confirmado, em área definida, não sendo possível rastrear qual a origem da infecção”, informou o boletim da pasta.

Continua após a publicidade

Em Aparecida de Goiânia, já haviam 22 casos anteriormente detectados, confirmando-se a transmissão comunitária.

A SES-GO reforça a necessidade da manutenção dos protocolos sanitários, independentemente das variantes circulantes no estado. “As medidas não farmacológicas, como uso correto de máscara, distanciamento físico, etiqueta respiratória, correta higienização das mãos e, principalmente, a vacinação completa com dose de reforço”, enumera a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.

Leia também: Apesar de recorde mundial em infecções de Covid-19, Goiás registra apenas 727 casos em 4 dias

Monitoramento

Diante da suspeita de infecção pelo coronavírus, em casos de síndrome gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o paciente deve ser orientado imediatamente quanto ao isolamento, com o devido acompanhamento pelos serviços de saúde para confirmação diagnóstica e manejo adequado, bem como o rastreamento para que os contatos sejam isolados.

É importante reforçar que todos os profissionais e instituições de saúde do setor público ou privado devem notificar e comunicar, imediatamente, os resultados de sequenciamento genômico à vigilância epidemiológica local e ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde de Goiás (Cievs-GO).

A notificação imediata e oficial de ocorrência da variante de atenção e/ou preocupação (VOC), como é o caso da Ômicron, bem como o envio de relatório ao Cievs estadual deve ser realizada por meio dos canais oficiais de comunicação.

Veja Também