Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Quatro municípios afetados pelas chuvas recebem maquinário para malha viária

Motoniveladoras foram para Cavalcante, Guarani, Flores e São João da Aliança

Postado em: 06-01-2022 às 09h28
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Quatro municípios afetados pelas chuvas recebem maquinário para malha viária
Motoniveladoras foram para Cavalcante, Guarani, Flores e São João da Aliança | Foto: Reprodução

A superintendência de Goiás da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou quatro motoniveladoras para municípios goianos de Cavalcante, Guarani, Flores e São João da Aliança, afetados pelas fortes chuvas que causaram estragos em dezembro do ano passado.

As máquinas destinadas às cidades têm valor aproximado de R$ 2,7 milhões, garantido por meio de emenda parlamentar. Além de ajudar na reconstrução das regiões afetadas, as máquinas poderão ser utilizadas em diversos serviços nas áreas urbanas e rurais, incluindo a construção e manutenção da infraestrutura viária dos municípios beneficiados.

Para superintendente da Codevasf em Goiás, Abelardo Vaz Filho, as motoniveladoras serão importantes na recuperação das áreas afetadas, mas também serão fundamentais para garantir a melhoria da infraestrutura dos municípios contemplados. “Vamos entregar um equipamento extremamente versátil e potente, que executa trabalhos de pavimentação, construção e manutenção de estradas, terraplenagem, nivelamento de terrenos e limpeza de áreas. Esse equipamento reforça, substancialmente, a capacidade de melhoria da estrutura viária dos municípios”, destaca.

Continua após a publicidade

Somente em Flores de Goiás, há cerca de 300 famílias isoladas por conta da água. Segundo o prefeito da cidade, Altran Avelar, em alguns locais só é possível ter acesso a cavalo ou de barco. No município de Cavalcante, a situação também é bastante crítica. Parte da população vive de plantações e coleta de sementes, porém a fonte de renda e alimentação foi levada pela água.

Trecho da GO-118 deve ser liberado

Na cidade de Alto Paraíso, técnicos da Goinfra estão finalizando o trabalho de recuperação da GO-118. “Estamos fazendo o que é possível e o impossível para liberarmos a rodovia. Acreditamos que, até o final de semana, dia 7 de janeiro, iremos liberar o tráfego para pequenos veículos”, anunciou o governador Ronaldo Caiado. O trânsito de caminhões continuará restrito no percurso. A rodovia foi afetada pelas fortes chuvas que caem na região desde o Natal.

Segundo Caiado, na GO-118, o trânsito está liberado somente para ambulâncias, já que equipes da Goinfra executam ações emergenciais no trecho. Atualmente, há sinalização na entrada e saída de Alto Paraíso para alertar os motoristas sobre a interdição na GO-118.

Para quem precisa passar pelo local, a orientação da Goinfra é seguir pela GO-239 até Colinas do Sul, acessar a GO-132 e sair à direita, em via vicinal até chegar em Cavalcante. Além desse trecho, a agência também trabalha na GO-241, entre Mutunópolis e Estrela do Norte, para reconstruir o bueiro que fica no Córrego Barreiro.

Veja Também