“Ainda não ultrapassamos o esperado pela climatologia”, afirma Cimehgo sobre chuvas em Goiás

Ainda há grande possibilidade de chuvas para o estado, e Goiânia terá temperaturas amenas, assim como ocorreu no fim de semana

Postado em: 10-01-2022 às 12h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: “Ainda não ultrapassamos o esperado pela climatologia”, afirma Cimehgo sobre chuvas em Goiás
Ainda há grande possibilidade de chuvas para o estado, e Goiânia terá temperaturas amenas, assim como ocorreu no fim de semana | Foto: Nathan Sampaio

A formação de um corredor de umidade em Goiás nesta segunda-feira (10/1) provoca o aumento das áreas de instabilidade em várias regiões do Estado. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as chuvas podem ser localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios.

De acordo com o Cimehgo, nessa semana (de 10 a 16 de janeiro), ainda há grande possibilidade de chuvas para o estado, e Goiânia terá temperaturas amenas, assim como ocorreu no fim de semana. Mesmo com o grande volume de chuva que tem caído, os índices para o mês de janeiro ainda não ultrapassaram o previsto, mas alguns municípios estão próximos de superar o esperado.

“Nos municípios que choveram bastante nos tivemos 80% do percentual de chuva esperado para todo o mês de janeiro, esse é o caso de Goianésia” afirmou o gerente do Cimehgo, André Amorim. “Levando em consideração que só se passaram 9 dias desde o inicio do ano, nos recebemos muitas chuvas concentradas em diversas bacia hidrográficas, inclusive os rios vão demorar baixar”, pontuo.

Continua após a publicidade

Além disso, André alerta a população que vive em área de risco ou próximo as cabeceiras de rios, pois essa semana continua com chuvas intensas em todo estado. “Temos uma situação bem delicada, sendo necessária atenção principalmente de quem viaja para rios, pois aumenta risco de trombas d’água nessas regiões”, alertou.

Essa semana, Goiânia tem previsão de temperatura máxima podendo chegar aos 27ºC, onde a umidade relativa do ar varia entre 60% a 95%. Os goianos das regiões do centro-sul, sudeste e sudoeste devem receber ate 50 mm de chuva durante a semana.

Veja Também