Goiânia contará com 15 pontos para vacinação das crianças contra a Covid-19; confira os locais

A vacinação das crianças será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento

Postado em: 15-01-2022 às 16h26
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia contará com 15 pontos para vacinação das crianças contra a Covid-19; confira os locais
A vacinação das crianças será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento | Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (17/1), a partir das 8h, Goiânia iniciará a vacinação das crianças contra a Covid-19. As 8,9 mil doses destinadas ao município neste primeiro momento, já estão na rede de frio do município. Seguindo orientação do Governo Estadual, a vacinação das crianças será por faixa etária, iniciando por quem tem 11 anos (veja cronograma completo abaixo).

O município vai disponibilizar 15 pontos exclusivos para aplicação da vacina pediátrica, inclusive o Centro Municipal de Vacinação (CMV). O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, comemora esse momento de avanço na ciência. “Buscamos as doses da Pfizer hoje, agora é só esperar segunda-feira e começar a imunizar nossas crianças” argumentou.

A vacinação das crianças será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. “Enquanto o CMV estiver vacinando exclusivamente covid, os pais podem buscar as doses de rotina em outros locais como Parque Amazônia e Vila Rendição”, informou Durval.

Continua após a publicidade

O prefeito Rogério Cruz chama a atenção para a importância da vacina para as crianças. “Sabemos que é um passo importantíssimo na proteção de nossas crianças e tenho certeza que, com mais esse esforço das equipes de saúde e cooperação dos pais, vamos ter uma vacinação exitosa”, destaca.

Rogério lembra também que a vacina é segura. “É uma vacina da Pfizer, devidamente autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Então, não há o que ter medo, mesmo porque milhões de crianças já foram vacinadas em outras países como Estados Unidos, sem registro de intercorrência grave”, concluiu.

A vacina destinada a esse público possui composição específica para a faixa etária de 5 a 11 anos, tem dosagem menor que a de adultos e cor também diferente, o vidro tem a tampa e rótulo laranja enquanto que a de adulto é roxo. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

Na hora da vacina, os pais ou responsáveis precisam apresentar algum documento da criança, podendo ser Certidão de Nascimento ou RG, CPF ou o cartão SUS. No caso de a criança ser levada por terceiros, é necessário que os pais ou responsáveis deem uma autorização para a vacina por escrito.

Em relação às outras vacinas de rotina, a recomendação do Ministério da Saúde é para que seja respeitado um prazo de 15 dias. Confira o cronograma completo:

Veja Também