Decreto determina que igrejas, cinemas e academias poderão funcionar só com 50% da capacidade

Paço anunciou, também, proibição de festas de Carnaval ou não e shows com grandes aglomerações, mas eventos já programados continuam

Postado em: 18-01-2022 às 08h49
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Decreto determina que igrejas, cinemas e academias poderão funcionar só com 50% da capacidade
Paço anunciou, também, proibição de festas de Carnaval ou não e shows com grandes aglomerações, mas eventos já programados continuam | Foto: Divulgação

Por Alzenar Abreu

A prefeitura de Goiânia divulgou em decreto, ontem, novas regras que serão adotadas na capital para o enfrentamento da Covid-19, com a chegada da variante Ômicron.

Haverá regra da lotação de no máximo 50% da capacidade para o funcionamento de shoppings, cinemas e celebrações religiosas, realização de shows e festas, assim como para os estabelecimentos destinados à recreação e práticas esportivas e recreativas, como o Zoológico e o parque Mutirama.

Continua após a publicidade

Conforme explicou Durval Pedroso, Secretário Municipal de Saúde, os grandes eventos precisarão de limitação de 500 pessoas, só acontecerão mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ao obedecer aos protocolos estabelecidos em nota técnica da pasta. Apesar disso, regras não se aplicam aos eventos já autorizados pelo Município de Goiânia, como diz o decreto: “devendo, para sua realização, serem revistos pela Secretaria Municipal de Saúde os protocolos sanitários aplicáveis para cada autorização emitida”.

As novas medidas serão revistas quinzenalmente pela prefeitura, de acordo com o cenário epidemiológico do município de Goiânia.

Nos últimos dias assim como em todo país, Goiânia voltou a ter grande número de contaminados por causa da chegada da variante Ômicron. as medidas estão voltadas, principalmente, para o setor de entretenimento, que terá público reduzido nos espaços fechados e abertos da capital. decreto publicado no diário oficial também proíbe a realização de festas de carnaval este ano, incluindo os festejos pré-carnavalescos.

Setor Econômico 

Durante reunião com representantes do setor econômico, o prefeito Rogério Cruz afirmou que a preocupação da prefeitura neste momento é com a saúde pública. “As doenças estão aí e a nossa maior preocupação é com a gripe também, que está tirando muitas pessoas do emprego e levando para o pronto-atendimento. 

Diferentemente da covid-19, no caso da H3N2, não há vacina disponível ainda”, falou.

Em coletiva, o Secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso, ressaltou que as medidas são necessárias para que o sistema de saúde não fique sobrecarregado.

Festas

A partir de agora, eventos como shows, apresentações e festas na capital estão restritos a um público menor. Bares, restaurantes, lanchonetes e similares deverão funcionar com lotação de 50% da capacidade do local e obedecer o distanciamento entre as mesas de 1,5 m. 

Para o funcionamento de boates e casas de espetáculos, o número de pessoas presentes também está limitado a 50% da capacidade de cada estabelecimento e fica proibido o uso de pistas de dança e permanência de pessoas em pé.

Veja Também