Durante solenidade, Polícia Militar de Goiás determina novos comandantes dos comandos regionais

Troca foi anunciada pela SSP-GO apenas um dia após a publicação da portaria

Postado em: 21-01-2022 às 18h26
Por: Maria Paula Borges
Troca foi anunciada pela SSP-GO apenas um dia após a publicação da portaria | Foto: Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás

O comando de nove regionais da Polícia Militar de Goiás (PMGO) sofreram mudanças, nesta sexta-feira (21/1), durante solenidade no Quartel do Comando-Geral da PMGO. As readequações vêm acontecendo desde o início da gestão de Ronaldo Caiado, entretanto a troca foi anunciada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP), um dia após a publicação da portaria.

A estratégia faz parte de um planejamento da segurança pública e o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, ressaltou que o foco da gestão é o reconhecimento do trabalho da tropa. “Desde o início do governo Ronaldo Caiado, nós temos valorizado o mérito. Temos nos atido a reconhecer aqueles profissionais que mais estão se entregando em prol da população de bem do Estado de Goiás. Isso tem norteado não só as funções dos comandos, mas também os processos de promoção”, afirma.

Das nomeações, cinco são de coronéis ou tenentes-coronéis que já ocupavam cargos e foram transferidos, e dois destes cinco estavam respondendo por dois comandos cumulativamente. O coronel Durvalino Câmara deixa o comando do 19º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), em Caldas Novas, e assume o 1º CRPM, em Goiânia. Anteriormente já foi comandante das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam).

Continua após a publicidade

O tenente-coronel Franz Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues assume o comando do 18º CRPM, em Uruaçu. Rasmussen antes ocupava o cargo de superintendente de Segurança Militar da Secretaria de Estado da Casa Militar. O coronel Ênio José Carlos Hans deixa o comando do 4º CRPM, na Cidade de Goiás, para assumir o 16º CRPM, em Trindade. Anteriormente foi comandante do 22º Batalhão da PM, em Trindade, e foi promovido a tenente-coronel em 2018.

O tenente-coronel Carlos Henrique Gorosthides de Moura agora assume o lugar de Hans. Anteriormente, Moura estava no subcomando do Comando de Apoio Logístico e Tecnologia de Informação (Calti). O coronel Maximiliano de Souza Fernandes assume o 11º CRPM, em Formosa, e antes acumulava os comandos do 10º CRPM, em Ceres, e o 12º CRPM, em Porangatu.

O tenente-coronel Paulo Cezar Lopes, transferido para comando em Ceres, ocupava o mesmo cargo no 18º CRPM, em Uruaçu, e no 14º Batalhão da PM. Agora, Paulo e Maximiliano seguem no comando de apenas uma unidade.

Durante a solenidade, Rodney Miranda enalteceu o trabalho dos comandantes, afirmando haver uma expectativa positiva de todos de que continuaram desenvolvendo um trabalho excelente.

Além disso, segundo o Coronel Renato Brum dos Santos, comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, as mudanças representam 40% dos grandes comandos da corporação. “São comandantes que foram escolhidos para o local certo, coronéis e tenentes-coronéis que já estão com tempo concreto de serviço, que já mostraram capacidade à frente de suas unidades, passaram pelo crivo do alto comando para que pudesse assumir, com legitimidade, os grandes comandos, não só administrativos, como operacionais e especializados”, destaca.

Veja Também