Covid-19: usuários reclamam de longas filas para vacinar, em Goiânia

Usuários da saúde pública têm reclamado de dificuldades para se imunizar em Goiânia

Postado em: 22-01-2022 às 08h38
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Covid-19: usuários reclamam de longas filas para vacinar, em Goiânia
Usuários da saúde pública têm reclamado de dificuldades para se imunizar em Goiânia | Foto: reprodução

Enquanto Goiás e Goiânia registram os maiores números em infecção por Covid-19, usuários da saúde pública têm reclamado de dificuldades para se imunizar em Goiânia. Seja para se proteger do coronavírus ou de outras doenças, pessoas procuraram O Hoje e relataram problemas graves em alguns centros de saúde da Capital. As adversidades foram citadas especialmente nos Centros de Saúde do Parque Amazônia e o da Vila Redenção, os mais próximos da região central de Goiânia, já que o Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante está vacinando apenas crianças.

Uma usuária que não quis ser identificar afirmou que foi ao Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante e a orientaram a se vacinar na parte da tarde na unidade da Vila Redenção, então ela disse que gastou o pouco dinheiro que tinha em transporte particular para vacinar contra Covid neste período, mas não estava havendo imunização a tarde no local, pois alguns servidores estavam de férias e a aplicação das doses estava acontecendo apenas pela manhã.

“É um desrespeito com o cidadão. Gastei um dinheiro que vai me fazer falta para vir me vacinar longe, pois não havia nenhum ponto mais próximo para me vacinar. Agora terei que gastar mais dinheiro ainda para ir em outro local”, afirmou ela, completando que iria ao Centro de Saúde do Parque Amazônia.

Continua após a publicidade

Outro usuário que estava próximo, mas também não quis se identificar, também reclamou dos poucos locais para se vacinar. “Depois reclamam que poucas pessoas estão se vacinando, mas a prefeitura não está ajudando com os locais. Estão muito distantes e com poucos funcionários, gerando essas filas, fazendo a gente esperar no Sol”, reforçou, completando que estava tentando se vacinar há três dias, mas que, por conta da falta de informação correta e do trabalho, não estava conseguindo.

A reportagem, por sua vez, visitou os centros de Saúde e, na unidade da Vila Redenção, confirmou o que a entrevistada havia denunciado. Além disso, no local havia muitas pessoas esperando por outras vacinas. Já na unidade do Parque Amazônia, havia uma fila maior ainda, variando, em média, de 50 a 70 pessoas no momento da apuração da reportagem e com uma espera média de duas horas com parte da fila tendo que ser debaixo do Sol.

Com a insatisfação das pessoas na unidade do Parque Amazônia, uma funcionária pública do local chegou a ir até a fila e informar que a demora era porque muitos servidores estavam adoecendo também e, por isso, a demora em atender a demanda.

Van da VacinAção

Também houve reclamações em relação a Van da VacinAção. Usuários afirmaram que não estão conseguindo ter acesso à horários e locais corretos da imunização itinerante. Sobre isso, a Prefeitura de Goiânia divulgou que, neste sábado (22), a ação percorrerá as regiões Leste e Oeste da Capital. As pessoas que estiverem passando pela Região da 44 e pelo Terminal Padre Pelágio vão poder procurar a unidade móvel de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para receber a 1ª, 2ª ou a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19. Aos sábados, o atendimento ao público é das 8h às 16h.

Até esta quinta-feira (20), as equipes de vacinação itinerante já aplicaram 30.104 doses de esperança com a ação, que visa ir aos locais em que a população vacinável estiver, como parques, terminais de ônibus, praças, shoppings, igrejas, centros comerciais e outros. Neste sábado (21), a van está no Cepal do Setor Jardim América e a procura está dentro do esperado, conforme o titular da SMS, Durval Pedroso.

Veja Também