Goiânia registra 620 casos de dengue este ano; Fiocruz diz que a capital está entre os pontos de atenção

Os casos de dengue aumentaram desde no final de 2021 e deixaram autoridades e a população em alerta

Postado em: 24-01-2022 às 11h53
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia registra 620 casos de dengue este ano; Fiocruz diz que a capital está entre os pontos de atenção
Os casos de dengue aumentaram desde no final de 2021 e deixaram autoridades e a população em alerta. | Foto: Reprodução

Goiânia está entre os pontos de atenção de dengue no Brasil, e este cenário foi identificado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio dos indicadores do InfoDengue, sistema de monitoramento de arboviroses. Somente nas duas primeiras semanas de janeiro de 2022, a capital registrou 620 casos positivos da doença, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Conforme a secretária, na primeira semana do ano 148 amostras foram testadas e 141 foram positivas, resultando em um índice de 95,3% de positividade. Já na segunda semana de 2022, a SMS testou 773 amostras e 479 foram positivas (62,8% de positividade). 

Até agora, foram confirmados um caso de dengue grave (DG), 28 casos com sinais de alarme e três óbitos suspeitos de dengue aguardando investigação.

Continua após a publicidade

Combate à dengue na capital

O aumento dos casos de dengue desde no final de 2021 deixaram a população e as autoridades sanitárias em situação de alerta. O ano encerrou com 11.173 notificações de dengue e um óbito pela doença. Nas duas primeiras semanas de 2022 já são cerca de 620 casos.

Devido aos números alarmantes, os agentes epidemiológicos têm visitado imóveis fechados ou abandonados, que não recebem os devidos cuidados dos proprietários, e desde a última quarta-feira (19/1), equipes da SMS realizam fiscalização na capital.

Nestes imóveis, a equipe elimina possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue e de outras doenças, como a zika e chikungunya. Alguns dos bairros contemplados com a ação são: Vila Nova, Universitário, Negrão de Lima e Aeroporto.

Já outros bairros, como Marista, Bueno, Oeste, Sul, Jardim América, Parque Amazônia, Pedro Ludovico, Vila Redenção e Jardim Goiás já passaram pela vistoria dos agentes em uma ação semelhante, que aconteceu na primeira quinzena de dezembro de 2021. Os agentes da Vigilância Sanitária abriram 103 imóveis e encontraram 194 focos do mosquito Aedes em 53 deles.

Veja Também