Vereadora vai propor regras ao Plano Diretor para limitar verticalização de Goiânia

A vereadora vai propor uma reformulação dos artigos 170, 174 e 181 do projeto

Postado em: 24-01-2022 às 15h00
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadora vai propor regras ao Plano Diretor para limitar verticalização de Goiânia
A vereadora vai propor uma reformulação dos artigos 170, 174 e 181 do projeto | Foto: Reprodução

A vereadora Aava Santiago (PSDB) vai propor uma reformulação dos artigos 170, 174 e 181 do projeto do Plano Diretor de Goiânia. Os artigo se referem a  liberação o limite de altura e o controle de densidade em Áreas Adensáveis (AA) e de Desaceleração de Densidade (ADD) e em Projetos Diferenciados de Urbanização (PDU). As atuais regras intensificam a verticalização da cidade, especialmente em regiões mais valorizadas.

“Com essa nova emenda, nossa intenção é assegurar condições para que o adensamento possa seguir regras técnicas de sustentabilidade que minimizam danos ambientais, como o consumo de energia e os impactos no subsolo, e favoreçam a mobilidade. O texto original e a emenda permitem o adensamento sem limites, o que consolidará arranha-céus, voltados unicamente ao interesse imobiliário, sem preocupação com os prejuízos socioambientais desse formato de cidade”, disse a vereadora.

A altura das edificações, no artigo 174 do texto do Executivo, foi mantido pela Comissão Mista. O que determina que imóveis tanto em AA, quanto em ADD e PDU, não sofrerão qualquer limitação. Em relação ao controle de densidade, o relatório da Comissão Mista suprime desse mesmo artigo regras, baseadas na economia de fração ideal, detalhadas no texto da Prefeitura.

Continua após a publicidade

A vereadora Aava Santiago já formalizou pedido à Secretaria de Planejamento por mapas com a qualidade necessária para que sejam esclarecidas todas as informações sobre o projeto, inclusive em consonância com o texto e suas alterações.

Veja Também