Após denúncias de tortura, MPGO faz inspeção em unidades do Complexo Prisional de Aparecida

A inspeção verificou as condições da estrutura dos presídios, além de ouvir os relatos dos detentos.

Postado em: 25-01-2022 às 10h17
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Após denúncias de tortura, MPGO faz inspeção em unidades do Complexo Prisional de Aparecida
A inspeção verificou as condições da estrutura dos presídios, além de ouvir os relatos dos detentos | Fotos: Divulgação/MPGO

Após denúncias da imprensa goiana sobre possíveis ilegalidades cometidas por servidores da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) contra presos, o Ministério Público de Goiás (MPGO) realizou na segunda-feira (24/1) uma série de inspeções nos estabelecimentos prisionais do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

O trabalho foi conduzido pelo promotor de Justiça Fernando Krebs, que responde pela 25ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atribuição de fiscalização do sistema prisional. O promotor verificou a condição das estruturas dos presídios, além de ouvir os relatos dos detentos.

Segundo explicou o promotor, foi possível verificar estruturas adequadas de segurança no controle de acesso, com equipamentos modernos de checagem e monitoramento.

Continua após a publicidade

A inspeção abrangeu também a qualidade da alimentação servida aos presos, as condições de trabalho nas indústrias, os sistemas para realização de videoconferências e os serviços de assistência em saúde.

Quanto às denúncias de tortura, afirmou o promotor, não foi detectado nenhum indício de maus-tratos ao longo da visita. Na conversa com os presos, não houve reclamação neste sentido.

A inspeção incluiu as instalações do Núcleo de Custódia, do Centro de Triagem, da Penitenciária Odenir Guimarães, Penitenciária Consuelo Nasser (presídio feminino), a Casa de Prisão Provisória, a unidade do semiaberto, bem como o espaço das indústrias (tecelagem, serralheria, marcenaria).

Com informações da Assessoria de Comunicação do MPGO

Veja Também