Agricultura familiar: Municípios do Nordeste Goiano recebem maquinário para incentivo a produção de mandioca

Bastante afetados pelas chuvas, os municípios beneficiados foram Porangatu, Posse, Cavalcante e Flores de Goiás

Postado em: 26-01-2022 às 08h19
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Agricultura familiar: Municípios do Nordeste Goiano recebem maquinário para incentivo a produção de mandioca
Bastante afetados pelas chuvas, os municípios beneficiados foram Porangatu, Posse, Cavalcante e Flores de Goiás | Foto: Seapa / Governo de Goiás

Representantes de quatro municípios goianos assinaram termos de cessão de uso de seis tratores e quatro caminhões, nesta terça-feira (25/01), em evento de entrega técnica na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Adquirido com recursos do Tesouro Estadual, no valor total de R $1,8 milhão, o maquinário será utilizado em ações de apoio à agricultura familiar, sobretudo o fortalecimento da Cadeia Produtiva de Mandioca.

Os municípios beneficiados foram Porangatu, Posse e Cavalcante, com um trator e um caminhão para cada, bem como Flores de Goiás, que recebeu dois tratores e um caminhão. A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) também recebeu um trator, que será utilizado na estação experimental localizada no município de Porangatu, onde estão sendo desenvolvidas variedades mais produtivas e adaptadas de mandioca.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, a agilização da entrega de máquinas e equipamentos aos municípios das regiões Norte e Nordeste, bastante afetados pelas chuvas no fim do ano passado e início deste ano, foi uma determinação do governador Ronaldo Caiado. “Nas próximas semanas serão entregues mais de R $4,3 milhões em maquinário para todos os municípios atingidos pelas chuvas, recursos oriundos de convênios com o governo federal, emendas parlamentares e verba do Tesouro Estadual”, antecipou ele.

Continua após a publicidade

Nesta primeira rodada de repasses aos municípios, foram entregues veículos adquiridos com recursos do Tesouro Estadual. Os tratores, da marca Yanmar/Solis, modelo Solis-75, custaram R $137 mil cada. Já os caminhões, da marca VW, modelo VW Delivery Express+, foram adquiridos por R $250 mil cada.

“Este é um momento extremamente importante porque estamos valorizando quem mais precisa. O Nordeste Goiano está passando por um momento difícil, estamos entregando ferramentas para as pessoas trabalharem. Essa é a diferença do Governo Caiado, ele cuida do social, mas também se preocupa em oferecer condições para que a região possa se desenvolver”, destacou o deputado federal José Mário Schreiner, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, relatou a situação difícil vivida pelos moradores locais com as fortes chuvas. Ele agradeceu o apoio recebido da parte do governador Ronaldo Caiado e da equipe de auxiliares nas últimas semanas. “Todos os secretários têm nos apoiado”, declarou. Segundo Kalunga, o trator recebido em regime de cessão de uso vai ajudar na conservação de estradas vicinais e outros serviços da Prefeitura. “A maioria da nossa população depende de estradas vicinais, então receber esse maquinário é um sonho que se transforma em realidade”, afirmou ele.

Veja Também