Goiânia terá programação especial em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans

Serão oferecidos retificação de Prenome e Gênero, cadastramento no CAD Único, testagem de HIV, orientação, encaminhamento para vagas de emprego e muito mais

Postado em: 26-01-2022 às 12h41
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia terá programação especial em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans
Serão oferecidos retificação de Prenome e Gênero, cadastramento no CAD Único, testagem de HIV, orientação, encaminhamento para vagas de emprego e muito mais | Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), por meio da Superintendência LGBTQIA+, promove ações em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, entre os dias 27 e 29 de janeiro.

Na quinta-feira (27/1), a partir das 14h no SESI da Vila Canaã, acontecerá um mutirão de inscrições para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Na sexta-feira (28/1) às 8h acontecerá a solenidade de abertura e a inauguração da exposição “Visibilidade Trans” de Hector Ângelo, às 9h na sede da SMDHPA vários serviços serão disponibilizados, entre eles:

  • Retificação de Prenome e Gênero;
  • Cadastramento no CAD Único;
  • Testagem de HIV;
  • Orientação e encaminhamento para vagas de emprego;

No sábado (29/1) o Cabaré das Divas – coletivo de drags goianas – fará um espetáculo gratuito no Centro Cultural Goiânia Ouro, no setor Central. 

Continua após a publicidade

Dia da Visibilidade Trans

No dia 29 de janeiro de 2004, foi realizado em Brasília o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, uma das primeiras iniciativas com foco no combate à transfobia no Brasil. A ação foi organizada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, com o intuito de difundir a importância da diversidade e respeito para o movimento de pessoas trans e travestis. 

A partir daí, a data passou a representar a luta pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da identidade social dessas pessoas. Principalmente, quando se encontram em situação de vulnerabilidade.

Veja Também