Inscrições para audição de bolsistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia estão abertas; confira detalhes

Vagas são destinadas a estudantes de instrumentos de corda, sopro, percussão e canto

Postado em: 03-02-2022 às 15h42
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Inscrições para audição de bolsistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia estão abertas; confira detalhes
Vagas são destinadas a estudantes de instrumentos de corda, sopro, percussão e canto | Foto: divulgação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Orquestra Sinfônica de Goiânia, está com as inscrições abertas para audição dos grupos artísticos de bolsistas da Rede Municipal de Núcleos Musicais: Banda Juvenil de Goiânia, Coro Juvenil de Goiânia e Orquestra Jovem Joaquim Jayme. O prazo final para as inscrições é dia 13 de fevereiro.

Para quem já tem experiencia musical e pretende se profissionalizar como integrante de Coro, Banda ou Orquestra, foram disponibilizadas 137 vagas. Os candidatos que forem selecionados receberão uma bolsa de incentivo artístico com valor que corresponde a meio salário mínimo, além de ter a obrigação de frequentar as aulas, ensaios e apresentações do grupo para o qual for selecionado

O edital está disponível no site da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Continua após a publicidade

Para realizar a inscrição, basta preencher a ficha de inscrição pelo link https://forms.gle/DwnY7vaTRrjEp8Ww5 e enviar os documentos solicitados no formulário.

Após a primeira fase, os candidatos selecionados participarão de uma oitava técnica presencial, em que será avaliado o desempenho prático. Vale ressaltar que as vagas são destinadas a estudantes de instrumentos de corda – como violino, viola, violoncelo e contrabaixo -, sopros – como flauta, oboé, fagote, clarineta, sax alto, sax tenor, trompete, trompa, trombone, eufônico e tuba -, percussão e canto.

A Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia é um programa de formação musical da Prefeitura, por meio da Secult. O objetivo principal é propor, manter e subsidiar iniciativas na área da educação musical em regiões periféricas da capital, possibilitando a formação de estudantes de música, a integração e inclusão social, além do desenvolvimento de valores culturais e sociais.

Além disso, a Rede atua no auxílio a estudantes de música que buscam a profissionalização na área, por meio de um programa de incentivo. Atualmente, o programa beneficia 182 bolsistas estudantes de música na capital, possibilitando a atuação de três grupos musicais que tem colaborado com a cultura da cidade.

Segundo o maestro Eliseu Ferreira, os grupos contribuem no desenvolvimento musical de Goiânia. “A Banda Juvenil de Goiânia, O Coro Juvenil de Goiânia e a Orquestra Jovem Municipal de Goiânia Joaquim Jayme contribuem intensamente no desenvolvimento da cultura musical na capital goiana realizando uma grande quantidade de apresentações em todas as regiões da cidade. Tem atuado também na iniciação e formação musical com diversas ações em núcleos da cidade, bem como nos Cursos de Formação Musical Online, atendendo de forma remota uma grande quantidade de alunos na capital e também em outras cidades de Goiás”, ressalta.

Veja Também