MPGO e MPF cobram reabertura de leitos para covid-19 no Hospital das Clínicas

Em todo o estado, mais de 88% dos leitos de UTI destinados ao tratamento de infectados com covid-19 estão ocupados.

Postado em: 04-02-2022 às 08h40
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: MPGO e MPF cobram reabertura de leitos para covid-19 no Hospital das Clínicas
Em todo o estado, mais de 88% dos leitos de UTI destinados ao tratamento de infectados com covid-19 estão ocupados | Foto: Reprodução

Durante reunião realizada na última terça-feira (1°/2) com representantes do Hospital das Clínicas (HC) e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), os promotores de Justiça Marcus Antônio Ferreira e Marlene Nunes Freitas cobraram medidas para a reabertura de leitos de UTI direcionados a infectados com covid-19. A iniciativa visa a diminuir a alta taxa de ocupação de leitos de UTI na capital, que até esta quinta-feira (3) estava em 95,4%.

No encontro, foi estipulado prazo até 11 de fevereiro para que o Município e o HC apresentem iniciativas para a reabertura de 30 leitos, com a possibilidade de, mediante necessidade, abertura de outras vagas. Também participaram da reunião o procurador da República Ailton Benedito, do Ministério Público Federal (MPF); o secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso; o superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS de Goiânia, Madson Montes Bedim; e representantes do TCM e da Procuradoria-Geral do Município.

Os representantes dos ministérios públicos avaliaram que a participação do TCM na reunião trouxe mais celeridade à celebração do acordo para a reabertura dos leitos.

Continua após a publicidade

Ocupação de leitos em Goiás

Em todo o estado, mais de 88% dos leitos de UTI destinados ao tratamento de infectados com covid-19 estão ocupados. Outros nove estados, mais o Distrito Federal, também registram taxa de ocupação acima dos 80%. Desde 12 de janeiro, o Brasil tem registrado crescimento acelerado da média móvel de mortes por covid-19. Atualmente, o patamar é de 650 mortes por dia, considerado o mais alto desde 31 de agosto de 2021.

Veja Também