Somente 3,5% das crianças foram imunizadas contra a Covid-19 em Goiás

A campanha municipal de vacinação contra a COVID-19 atende crianças a partir de 5 anos em mais de 67 postos fixos e vans de vacinação

Postado em: 04-02-2022 às 08h48
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Somente 3,5% das crianças foram imunizadas contra a Covid-19 em Goiás
A campanha municipal de imunização contra a COVID-19 atende crianças a partir de 5 anos em mais de 67 postos fixos e vans de vacinação | Foto: Caudivino Antunes

A adesão vacinal contra a Covid-19 em crianças ainda está abaixo do esperado, o que preocupa a Secretaria de Saúde do Estado (SES-GO). Somente 3,5% de crianças entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose contra a doença em Goiás. O cenário revela insegurança por parte dos pais após a disseminação de fake news relacionadas à vacina, aponta a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim. 

Segundo ela, caso não haja vacinação neste grupo, pode ocorrer aumento dos casos graves e mortes entre as crianças. “Quando se vacina uma faixa etária e deixa outra ocorre o deslocamento. Esse grupo pode ser mais atingido em possíveis futuras ondas”, explica. Diante dessa possibilidade, ela alerta para a importância da vacinação em crianças e informa que as vacinas estão disponíveis. 

“Temos ouvido dos gestores que muitos pais estão esperando para ver como será a reação das crianças”, informa. Contudo, ressalta que as vidas das crianças não podem ser colocadas em risco e a imunização é a melhor forma de evitar agravamentos. 

Continua após a publicidade

Após reuniões com gestores municipais na área da saúde, foram definidas novas estratégias para reverter este cenário de baixa adesão. Serão divulgadas campanhas mais incisivas a respeito dos benefícios da vacinação nas redes sociais, televisão e rádio. A superintendente também explica que poderá ocorrer imunização em horários alternativos para aqueles que trabalham durante todo o dia. 

Cobertura de 30%

Em Goiânia, foram registradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 30.490 crianças vacinadas também com a primeira dose. Considerando o público de crianças a partir de 5 anos, as doses aplicadas contemplam 30% do público estimado.

Para a diretora de vigilância epidemiológica, Grécia Pessoni, os dados na Capital não estão abaixo do esperado, visto que a campanha teve início há cerca de duas semanas. “Muitas pessoas ficaram receosas, mas com o tempo elas irão ver os filhos dos colegas vacinando e vão tomando confiança. É uma vacina extremamente segura”, diz. 

A campanha municipal de vacinação contra a COVID-19 atende crianças a partir de 5 anos em mais de 67 postos fixos e vans de vacinação. Os locais para cada grupo, bem como o cronograma da vacinação itinerante podem ser visualizados no site: www.goiania.go.gov.br/imunizagyn

O titular da SMS, Durval Pedroso, reforça que as crianças estão se mostrando corajosas e conscientes da importância da vacina. “Assim como os responsáveis por estarem incentivando-as e levando-as aos postos, parabenizo todas essas crianças que estão dando um verdadeiro show nas unidades de saúde”, comentou. A vacinação em Goiânia ocorre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h aos sábados. Não há necessidade de agendamento e basta apresentar o cartão de vacinas, um documento pessoal com foto ou o cartão SUS.

Veja Também