Cerca de 60 mil aparecidenses estão com a terceira dose atrasada segundo Secretaria Municipal de Saúde

Autoridades sanitárias alertam para a importância do esquema vacinal completo para a população

Postado em: 08-02-2022 às 09h31
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cerca de 60 mil aparecidenses estão com a terceira dose atrasada segundo Secretaria Municipal de Saúde
Autoridades sanitárias alertam para a importância do esquema vacinal completo para a população | Foto: Reprodução

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, cerca de 60 mil pessoas estão no prazo ideal para receber a terceira dose (ou de reforço) da vacina contra a Covid-19, sendo que muitos desse total já estão com atraso. As autoridades sanitárias locais alertam para a importância de que toda a população esteja com o esquema vacinal completo para evitar casos graves, internações em UTI’s e mortes.

“O esquema vacinal completo, com D3 ou D2 da Janssen é indispensável, sobretudo para os idosos. Todavia, as pessoas de todas as idades precisam entender que, apesar de serem chamadas de “reforço”, essas doses não apenas reforçam a proteção imunológica já atingida com as anteriores, elas são fundamentais para impedir agravamentos que podem levar à morte”, afirma o o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Segundo ele, com o avanço da vacinação, a SMS tem constatado uma redução e estabilidade das taxas de internação hospitalar para tratamento da covid-19 em Aparecida. “Não podemos deixar que essa tendência positiva seja ameaçada por uma cobertura vacinal insuficiente”, diz. 

Continua após a publicidade

Um levantamento da Secretaria do último dia 19 aponta que já foram aplicadas na cidade 862.791 doses de vacina contra a Covid-19 e 87,3% da população com mais de 12 anos já recebeu ao menos a D1 e 78,1% recebeu a D2. “Já em relação à terceira dose (D3), 71.296 pessoas a tomaram, contabilizando que 14,9% da população acima de 12 anos recebeu a D3 ou “dose de reforço da Janssen”, diz o boletim. 

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, reforça que “os profissionais da nossa rede que estão tratando das pessoas internadas com covid-19 confirmam que os pacientes vacinados têm uma possibilidade maior de cura e sucesso no tratamento e menor chance de agravamento. Isso é a vacinação salvando vidas. Temos 35 postos de imunização em Aparecida espalhados por toda a cidade para vacinar a população adulta sem necessidade de agendamento, então, se você está na hora de tomar qualquer uma das doses, não espere, vá o quanto antes, não corra riscos desnecessários”.

Como e onde se vacinar

Além da imunização infantil, em Aparecida qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 35 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e Cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Veja Também