Pancadas de chuvas devem seguir ao longo da semana em Goiânia, segundo Cimehgo

A previsão é que Goiânia seja atingida por pancadas de chuva isoladas

Postado em: 09-02-2022 às 08h28
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Pancadas de chuvas devem seguir ao longo da semana em Goiânia, segundo Cimehgo
A previsão é que Goiânia seja atingida por pancadas de chuva isoladas | Foto: Pedro Pinheiro

Por Ítalo Antkiewicz

A pancada de chuva que atingiu a Capital na tarde desta terça-feira (7) não deve ser a última tempestade da semana segundo a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás  (Cimehgo). A falta de infraestrutura das malhas viárias pode afetar o trânsito e provocar acidentes devido ao aumento de buracos nas ruas.  A previsão é que Goiânia seja atingida por pancadas de chuvas isoladas e a temperatura pode chegar a máxima de 29ºC e umidade relativa do ar variando entre 45% a 90%. 

O Gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que as chuvas iniciaram ainda no domingo e vão se arrastar ao longo da semana. “Essa semana estamos lidando com a presença de um corredor de umidade, uma zona de convergência do Atlântico Sul, uma zona que favorece as áreas de instabilidade”, diz.

Continua após a publicidade

Amorim conta ainda que essas chuvas são características do verão goiano e que a influência do fenômeno La Niño, o que provoca pancadas de chuvas irregulares. “Durante essa semana, nós teremos pancadas de chuvas em várias regiões de Goiás, mas com variados volumes em Goiás, Pirenópolis, Goiânia e outras cidades.

Em uma tentativa de amenizar os danos causados pela chuvas, a prefeitura de Goiânia realiza em descidas de águas pluviais na Alameda Vitória Régia (Setor Goiânia II); recuperação de bocas de lobo na Rua Paraíso (Jardim Pompéia), Rua RI 16 (Residencial Itaipú) e Rua T-29 (Setor Bueno); terraplanagem no Setor Industrial e no Residencial London Park; contenção de erosão no Rio Anicuns; e na construção de galerias pluviais na rua VF-15, no Setor Alto do Vale.

O trabalho é insuficiente para cobrir a devastação da gestão pública que abandonou a manutenção das ruas e avenidas de Goiânia. Os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) também atuam nas produções de massa asfáltica, armações e meios-fios, além de trabalhos que abrangem a iluminação pública em 21 bairros.

Veja Também