Goiás está abaixo da média no quesito vacinação em crianças contra a Covid-19

Baixa procura pode estar relacionada à insegurança dos pais após fake news

Postado em: 09-02-2022 às 09h42
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás está abaixo da média no quesito vacinação em crianças contra a Covid-19
Baixa procura pode estar relacionada à insegurança dos pais após fake news | Foto: Reprodução

Os pais ainda estão com receio em vacinar os filhos contra a Covid-19. Quase um mês após o início da vacinação contra a doença, apenas cerca de 5% do total de crianças em Goiás já foram imunizadas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESGO). Em comparação aos outros estados, Goiás está abaixo da média com relação ao quantitativo. 

A Secretaria deve adotar novas estratégias para reverter este cenário. “O que mata é a doença e a vacina vem pra proteger”, alerta a superintendente de vigilância em saúde, Flúvia Amorim. Segundo ela, o cenário de insegurança por parte dos pais se dá após a disseminação de fake news relacionadas à vacina. 

Caso não haja vacinação neste grupo, pode ocorrer aumento dos casos graves e mortes entre as crianças. “Quando se vacina uma faixa etária e deixa outra ocorre o deslocamento. Esse grupo pode ser mais atingido em possíveis futuras ondas”, explica. Diante dessa possibilidade, ela alerta para a importância da vacinação em crianças e informa que as vacinas estão disponíveis. 

Continua após a publicidade

“Temos ouvido dos gestores que muitos pais estão esperando para ver como será a reação nas crianças”, informa. Contudo, ressalta que as vidas das crianças não podem ser colocadas em risco e a imunização é a melhor forma de evitar agravamentos. 

Após reuniões com gestores municipais na área da saúde, foram definidas novas estratégias para reverter este cenário de baixa adesão. Serão divulgadas campanhas mais incisivas a respeito dos benefícios da vacinação nas redes sociais, televisão e rádio. A superintendente também explica que poderá ocorrer imunização em horários alternativos para aqueles que trabalham durante todo o dia. Os imunizantes que não forem utilizados podem ser remanejados para evitar perda. “Nesse momento há vários municípios com prazos vencendo”, alerta Flúvia. 

Capital 

Goiânia vacinou contra Covid-19, até o momento, 36.787 crianças de 05 a 11 anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse número representa que 30,6% das 120 mil meninas e meninos aptos a receber o imunizante pediátrico na capital goiana, que iniciou a aplicação da vacina neste público no dia 17 de janeiro. Neste período, a gestão municipal disponibilizou, conforme estabelece o Ministério da Saúde, 13 salas exclusivas para atendimento exclusivo às crianças.

Essas salas disponibilizam doses da Pfizer e da Coronavac a este público, com o horário de funcionamento até às 17 horas. Não há necessidade de agendamento e basta apresentar o cartão de vacinas da criança, um documento pessoal e o comprovante de endereço. No caso das crianças que os pais não podem acompanhar, basta assinar um Termo de Consentimento, disponível no ImunizaGyn e apresentar no ato da vacinação.

O titular da SMS, Durval Pedroso, relata que Goiânia tem tido uma boa adesão à campanha de vacinação. “Estamos com uma média de 1,5 mil crianças vacinadas por dia, mas ainda sim pedimos aos pais e responsáveis que não deem atenção às notícias falsas”, pediu o secretário, acrescentando que as vacinas são seguras. “Não temos registros de eventos adversos para esse público e repetimos que a vacinação em massa produz maior eficácia para toda a população. É fundamental que os pais levem as crianças o quanto antes para serem protegidas com os imunizantes disponíveis”, completa.

Cenário otimista 

Para a diretora de vigilância epidemiológica, Grécia Pessoni, os dados na Capital não estão abaixo do esperado, visto que a campanha teve início há poucas semanas. “Muitas pessoas ficarem receosas, mas com o tempo elas irão ver o filhos dos colegas vacinando e vão tomando confiança. É uma vacina extremamente segura”, diz. 

A campanha municipal de vacinação contra a COVID-19 atende crianças a partir de 5 anos em mais de 67 postos fixos e vans da Vacinação. Os locais para cada grupo, bem como o cronograma da vacinação itinerante podem ser visualizados no site: www.goiania.go.gov.br/imunizagyn

Veja Também