Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cuidados no Verão: Saiba como se proteger do sol e evitar queimaduras e manchas de pele

O contato com o cloro das piscinas e o sal do mar e umidade em excesso, o cenário se torna propício para o surgimento de doenças de pele

Postado em: 11-02-2022 às 16h48
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cuidados no Verão: Saiba como se proteger do sol e evitar queimaduras e manchas de pele
O contato com o cloro das piscinas e o sal do mar e umidade em excesso, o cenário se torna propício para o surgimento de doenças de pele | Foto: Reprodução

A combinação férias mais verão no mês de janeiro, leva milhares de brasileiros a procurarem por praias e parques aquáticos para curtirem a estação mais quente do ano. Entretanto, com uma maior exposição ao sol pelos raios UVA e UVB, o contato com o cloro das piscinas e o sal do mar e umidade em excesso, o cenário se torna propício para o surgimento de doenças de pele.

“O verão é uma época em que as pessoas se sentem mais livres e tendem a relaxar nos cuidados com a pele”, aponta o dermatologista goiano Rogerio Ranulfo.

Com isso, alguns problemas se tornam mais comuns como: “ressecamento e irritação na pele, queimaduras de sol devido a intensa exposição solar sem proteção, micoses, acne e também manchas na pele, o indesejado melasma”, ressalta o dermatologista.

Continua após a publicidade

O melasma é uma doença que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto, a hiperpigmentação. As manchas tendem a ser irregulares e diferentes tamanhos. A intensa exposição ao sol sem o uso do protetor solar é um agravante da condição. Outra doença que se agrava com o excesso de sol é o herpes, já que a intensa exposição deixa o sistema de defesa fragilizado, favorecendo a ação do vírus da herpes no corpo. O herpes causa dor, vermelhidão, coceira e lesões na pele.

Segundo Rogério, cuidados simples podem prevenir a maior parte dos problemas de pele no verão. “O uso de protetor solar com FPS superior a 30 e a reaplicação do produto a cada duas horas é a principal medida. Além disso, hidratar a pele, evitar permanecer com roupas úmidas, evitar contato com sumo e/ou suco de frutas cítricas durante a exposição solar e a higiene adequada do corpo após um banho de piscina ou mar são algumas práticas simples para aderir e evitar problemas futuros com a pele”, reforça.

O dermatologista também indica uso de chapéu, viseira e roupas com proteção solar como bons aliados para evitar o excesso de exposição solar.

Veja Também