Família de mecânico denuncia que ele foi preso injustamente, em Goiânia

André teria sofrido um assalto em que levaram seus documentos e identidade foi usado por traficante de drogas

Postado em: 12-02-2022 às 11h29
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Família de mecânico denuncia que ele foi preso injustamente, em Goiânia
André teria sofrido um assalto em que levaram seus documentos e identidade foi usado por traficante de drogas | Foto: TV Anhanguera

Após ter documentos roubados e usados por um criminoso na cidade maranhense de São Luís, o mecânico André Bernardo Rufino Pereira foi preso injustamente em Goiânia, segundo a família. A defesa afirma que o mecânico nunca viajou para o município nordestino. André foi preso no dia 31 de janeiro e a família contou que, em 2012, ele teve os documentos roubados em um assalto, chegando inclusive a registrar um boletim de ocorrência, mas a identidade teria sido usada por um traficante de drogas em São Luís.

Um suspeito foi preso na cidade e apresentou o documento do mecânico, com a foto de outra pessoa. O suspeito fugiu da cadeia e um mandado de prisão foi expedido pela Justiça maranhense com os dados pessoais de André. “Achei uma injustiça muito grande. Eu saí para trabalhar e 9h ele me ligou dizendo que estava sendo preso e era para arrumar um advogado para ele. Eu fiquei desesperada, comecei a chorar, não sabia o que fazer, porque a gente sempre trabalhou certinho”, disse Lúcia Aparecida Leite, esposa de André.

Além disso, a mulher contou que os dois são casados há 10 anos e nunca passaram muito tempo afastados. O irmão de André, Antônio Bernardo, diz estar revoltado com a situação. “Meu irmão está preso lá por causa de vagabundo que falsificou o documento dele. Ele está pagando por algo que não fez, está no lugar errado. Eu, como irmão, preferia estar no lugar dele e ele solto”, disse.

Continua após a publicidade

O advogado Humberto Vasconcelos Faustino afirmou que um pedido de liberdade para André já foi feito e aguarda o julgamento pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Segundo ele, foi observado no inquérito que a foto da identidade era de outra pessoa. As características são diferentes. A acusação de tráfico de droga não tem cabimento, porque ele nunca esteve na cidade de São Luís do Maranhão. Ele foi preso por engano, com certeza, por uma falha da autoridade policial que não observou a veracidade dos documentos da pessoa presa”, disse o defensor.

De acordo com a Polícia Civil de Goiás, nenhum registro criminal contra o mecânico no estado. O Tribunal de Justiça do Maranhão afirmou que uma audiência foi determinada para o dia 8 de março e que o pedido de revogação de prisão preventiva foi feito na última quarta-feira (9/2) e o documento será analisado pelo Ministério Público.

Veja Também