Mais de 100 escolas e Cmeis de Goiânia podem paralisar aulas nesta terça (15) em protesto por reajustes salariais; veja a lista
Os servidores municipais reclamam do não pagamento da data-base, e do piso nacional ao magistério.
Por: Ícaro Gonçalves

A partir das 9h desta terça-feira (15/2), o Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed) dará início a uma paralisação e assembleia-geral no Paço Municipal da capital. A ação deverá cobrar o pagamento do data-base aos servidores administrativos e o piso-salarial nacional do magistério municipal, além de outros pontos.
Segundo dirigentes do Simsed, mais de 50 escolas e Cmei’s do município já confirmaram a paralisação de suas atividades do decorrer da assembleia. Os servidores municipais reclamam do não pagamento da data-base, direito garantidos aos funcionários, além cobrarem a aplicação do reajuste do piso ao magistério, definido em 33,24% pelo Governo Federal.
Em entrevista ao jornal O Hoje, o coordenador-geral do Simsed, Antônio Gonçalves, afirmou que os servidores administrativos estão desde 2019 sem o reajuste previsto em lei, e os professores aguardam desde o inicio de janeiro pelo cumprimento do piso-salarial da categoria. “Notamos uma má vontade por parte da Prefeitura em cumprir o que rege a legislação. Nós já fizemos um outro movimento em janeiro desde ano, no qual nos reunimos com o secretário municipal de Educação para apresentar as demandas, mas desde então não tivemos nenhum retorno”.
Antônio afirma que os atrasos no cumprimento dos reajustes não ocorrem por falta de verba do município. “Sabemos que os valores da União destinados à Prefeitura via Fundeb não foram totalmente utilizados. Além disso, com os novos ajustes na arrecadação municipal, como o do IPTU, a Prefeitura dispõe de maiores recursos. Não há desculpa para o descumprimento dos direitos dos trabalhadores da educação”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que não reconhece a autonomia legal do Simsed como representante das categorias, e que as negociações e paralisações só cabem ao Sintego e ao SindiGoiânia, entidades já reconhecidas pelo Poder Público municipal.
A SME informou ainda que não prevê paralisação de escolas na terça-feira (15), e que profissionais que aderirem ao movimento podem ter o ponto cortado, uma vez que o sindicato não é reconhecido. “A SME Goiânia informa que os temas em questão estão sendo discutidos com o Sintego e com o SindiGoiânia, sindicatos legalmente representantes das categorias profissionais do município. A pasta ressalta ainda que uma nova reunião para discutir a data-base e o piso salarial dos professores está marcada para esta semana”, informou a Secretaria em nota.
Até a manhã desta segunda (14), ao menos 58 instituições de ensino da capital já haviam confirmado a paralisação, segundo a direção do Simsed. Confira a lista a seguir:
1. Engenheiro Robinho;
2. Pedro Ciriaco;
3. CMEI Minervina;
4. CMEI Hugo de Morais;
5 .E.M. Maria Cândida Figueiredo
6. E.M. José Alves Vila Nova no matutino vai paralisar (vão definir vespertino e noturno hoje, nos respectivos horários)
7. E. M. Profa Deushaydes Rodrigues de Oliveira
8 E M Recanto do Bosque
9 E.M.P.Leonísia N. de Almeida
10 E.M.Solar Ville
11. EMTI Zevera.
12. Neivio Rocha
13. Maria Helena Bretas
14. Olegário
15. EM Amâncio Seixo de Brito
16. EM Joel Marcelino de Oliveira;
17. Monteiro Lobato
18. E.M. MMarcos Antonio Dias Batista
19. EMTI Maria Araújo de Freitas.
20.EM Madre Francisca
21. Georgeta Rivalino Duarte
22. Escola Neio Lúcio Naciff
23. CMEI Recanto do Saber
24- Escola Municipal Santo Antônio
25 – Escola de Tempo Integral Vila Rosa
26 Regina Helou
27. Rui Rodrigues
28. Creche Caetano Foglia
29. Bernardo Elis.
30. Angelina Pucci,
31. EM César da Cunha Bastos
32. Dalisia Dolles.
33. Patrícia Rodrigues
34. Escola Municipal Maria da Terra.
35. CEI Sefarim
36. CEI Juliana Pires
37. EMTI SIRLENE DE ANDRADE
38. Escola Municipal São José
39. E. M. Alto do Vale
40. João Braz (vespertino)
41. CMEI Atheneu Dom Bosco
42. Escola Mul.Professora Antônia Maranhão do Amaral
43. Cmei deputado Solon Batista Amaral
44.E.M. Dom Fernando Gomes
45. E. M. Arão Fernandes de Oliveira
46. E. M. Vicente Rodrigues do Prado.
47. E. M. Jarbas Jaime
48. Cmei Ipê amarelo
49. E.M Rui Barbosa
50. CMEI 13 de Maio.
51. CMEI Ligya Rassi
52. Escola Municipal Eli Brasiliense (por enquanto *Vespertino* – o matutino irá decidir na segunda)
53- Escola M. Virginia Gomes Pereira.
54 – EM Agripina Teixeira.
55. CMEI Jardim Goiás
56 – EM Antônio Félix
57. EM Prof. Marília Carneiro
58. CMEI Consuelo Nasser