Quinta-feira, 28 de março de 2024

OAB-GO lança ferramenta para simular IPTU 2022 em Goiânia; veja onde acessar e como preencher

O órgão pede que os cidadão contem com auxílio de um advogado para preencher a planilha

Postado em: 14-02-2022 às 17h00
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: OAB-GO lança ferramenta para simular IPTU 2022 em Goiânia; veja onde acessar e como preencher
O órgão pede que os cidadão contem com auxílio de um advogado para preencher a planilha | Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão do Direito Tributário (CDTRIB), lançou, nesta segunda-feira (14/02), uma ferramenta que simula o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 em Goiânia. O órgão divulgou um vídeo nas redes sociais para explicar a planilha, que deve ser preenchida no computador e não no celular.

Segundo o presidente da CDTRIB, Adriano de Castro Dantas, a planilha simuladora visa facilitar o trabalho do advogado tributarista e do cidadão para verificarem o valor final da taxa de IPTU. “Disponibilizamos essa planilha para que o advogado tributarista possa produzir um trabalho de qualidade, que lhe permita instruir o processo administrativo de revisão ou mesmo judicial”, pontuou.

Continua após a publicidade

De acordo com Dantas, o objetivo da planilha é possibilitar uma maior transparência no cálculo de IPTU realizado pela Prefeitura de Goiânia, possibilitando ao advogado verificar qual a diferença entre o valor lançado e o devido em caso de alteração nas características cadastrais do imóvel avaliado. Por isso, o órgão indica que o processo seja realizado com o auxílio de um profissional.

Adriano ainda explicou, em entrevista ao Mais Goiás, que os valores podem variar devido a divergência dos dados reais e os apresentados à prefeitura. Ele exemplifica que grande parte dos imóveis em Goiás estão com o status de bom estado de conservação, “sendo que muitos estão em regular ou ruim, o que pode dar uma diferença de até 40% no IPTU”.

Veja Também