Ipasgo registra recorde de autorizações de testes RT-PCR para a detecção da Covid-19

Beneficiários podem ter acesso ao exame em 130 unidades conveniadas em todo o Estado

Postado em: 15-02-2022 às 09h47
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Ipasgo registra recorde de autorizações de testes RT-PCR para a detecção da Covid-19
Beneficiários podem ter acesso aos testes em 130 unidades conveniadas em todo o Estado | Foto: Reprodução

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) garantiu, por meio da rede credenciada, a realização de 30.363 testes RT-PCR para a detecção da Covid-19, no último mês de janeiro. O número representa um aumento de 521% em comparação com a demanda de dezembro, quando foram realizados 4.889 exames. O total de testes no início deste ano representa ainda um aumento de 222% em relação à média mensal de autorizações do procedimento ao longo de 2021.

O levantamento do Ipasgo também aponta que a procura pelo teste em janeiro foi maior do que no auge da segunda onda da pandemia, no ano passado. Em março de 2021, o Instituto viabilizou a realização de 15.684 exames. Já no começo de 2022, as solicitações tiveram alta de 93%.

Diante da grande procura, o Ipasgo ampliou a equipe responsável pela análise dos pedidos na Auditoria Médica e adotou novos métodos de avaliações, possibilitando, inclusive, a liberação automática para o teste. Apenas as solicitações em repetição passaram a ser conferidas.

Continua após a publicidade

Pelo Ipasgo, os beneficiários podem ter acesso ao exame em 130 unidades conveniadas em todo o Estado de Goiás, que atendem crianças e adultos. Para realizar o teste RT-PCR, os usuários precisam passar primeiro por avaliação médica e, na sequência, o prestador de serviço faz o cadastro do pedido no sistema do Instituto.

Testes e prevenção

Em parceria com o Ipasgo, desde o último mês, hospitais, clínicas e laboratórios da rede prestadora buscam oferecer atendimento eficiente e seguro aos usuários, com a ampliação da capacidade de assistência. Para o presidente do Ipasgo, Leonardo Lobo, a iniciativa possibilitou o acolhimento da demanda expressiva em janeiro. “Esse foi o maior número de testes que registramos em todo o período da pandemia de Covid-19. Para garantir o exame aos nossos beneficiários houve um grande esforço, que está sendo mantido para melhor atendê-los”, afirma.

O diretor de Assistência ao Servidor do Ipasgo, o médico infectologista Guillermo Sócrates, destaca que o Instituto compreende a importância da testagem como estratégia para evitar a disseminação da doença. Ele enfatiza, ainda, a importância do cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, que evitam a contaminação pela doença, reduzindo os riscos relacionados à infecção. 

“Como consequência, diminui a busca por diagnósticos. Diante deste cenário, algumas situações que geram desperdício também precisam ser evitadas, entre elas a realização do exame sem história epidemiológica compatível. Isso ocorre quando a testagem é feita sem indicação médica”, explica o diretor.

Relembre

Em abril de 2021, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) alterou a Diretriz de Utilização (DUT) para realização do exame Pesquisa por RT-PCR, utilizado para o diagnóstico da Covid-19. Desde a entrada em vigor do novo Rol de Procedimentos, as solicitações médicas que atendam às condições estabelecidas na DUT devem ser autorizadas pelas operadoras de planos de saúde de forma imediata. A medida busca agilizar a realização desse tipo de exame, considerado o mais eficaz para identificar e confirmar o vírus da Covid-19 no início da doença.

Veja Também