Esgoto lançado no córrego Água Branca abre crateras próximas as antenas de alta tensão em Goiânia

A denúncia feita por moradores alertam para o risco de queda, desabastecimento de energia e choque

Postado em: 20-02-2022 às 15h23
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Esgoto lançado no córrego Água Branca abre crateras próximas as antenas de alta tensão em Goiânia
A denúncia feita por moradores alertam para o risco de queda, desabastecimento de energia e choque | Foto: Reprodução

Erosões próximas às torres de alta tensão da EDP Goiás, no Residencial Vale do Araguaia, em Goiânia, preocupam motoristas que passam pela Avenida Acary Passos. A denúncia, enviada neste domingo (20/02), também envolve a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) que, segundo os moradores, está lançando esgoto no Córrego Água Branca.

“O esgoto lançado pela Saneago no córrego água branca abriu uma erosão e as torres de alta tensão estão com risco de queda, pois a erosão está avançando em cima delas. As duas torres de alta tensão da ENEL, que essa erosão está engolindo, se caírem, o quarteirão todo morre eletrocutado e a Saneago ignora. Isso pode virar uma tragédia”, afirma o morador.

Nas fotos enviadas pelos moradores é possível ver o tamanho da erosão, que está se abrindo no percurso do Córrego Água Branca, e os esgotos sendo lançados nas encostas. Além disso, também registraram a proximidade com as antenas de alta tensão, por onde passam cerca de 1.000 Volts (V) em corrente alternada e pelo menos 1.500 V em corrente contínua.

Continua após a publicidade

Apesar de haver construções para contenção de barrancos, nas encostas do córrego e próximas às antenas, os moradores alertam que os desmoronamentos continuam acontecendo e que a situação apresenta risco à saúde. Devido ao final de semana não foi possível contato com a EDP Goiás ou a Saneago para respostas às denúncias feitas.

Veja Também