Cais do Jardim Guanabara também será reformado

A unidade será reformada para a implantação de uma UPA. Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que obras vão começar dentro de dois meses

Postado em: 06-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cais do Jardim Guanabara também será reformado
A unidade será reformada para a implantação de uma UPA. Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que obras vão começar dentro de dois meses

Marcus Vinícius Beck*

Continua após a publicidade

O Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) do Jardim Guanabara, na região norte de Goiânia, será fechado para reformas dentro de dois meses. A unidade, assim como o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitário (Ciams) do Jardim América, vai se tornar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Preocupados com o fechamento do Ciams, pacientes da região do Jardim Guanabara podem procurar atendimento em outros locais. A prefeitura garante que o Ciams do Urias Magalhães será reaberto daqui dois meses para absorver a demanda por atendimentos. 

A gestão do prefeito Paulo García iniciou obras para reforma no Ciams Urias Magalhães, que servirá de escoamento para a população do Jardim Guanabara, em 2013. Até agora a unidade não foi aberta, e moradores tem de se deslocar para a unidade de do setor Leste Vila Nova. Assim como no Jardim América, moradores da região dizem que o fechamento da unidade é prejudicial à população. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a reforma, que vai transformar o Ciams Jardim Guanabara em UPA, começará na segunda semana de outubro. A obra pretende transformar a unidade em local que presta atendimento de complexidade intermediária. Atualmente, ressalta a pasta, o Ciams Jardim América e a unidade do Jardim Guanabara tem capacidade para atenção primária. 

Moradores da região estão preocupados com o fechamento da unidade de saúde. A população do Jardim Guanabara teme que as obras não sejam finalizadas dentro do prazo estimado pela prefeitura. 

Com o propósito de sustar a licitação, o vereador Vinícius Siqueira (Pros) entrou com representação no Tribunal de Contas do Município (TCM) solicitando o cancelamento das obras. Ele interroga a competência da empresa contratada para a realização da reforma. De acordo com o Portal da Transparência do governo federal, a MVA Construtora está impedida de firmar contrato com a prefeitura de Goianira por dois anos por conta de R$ 700 mil que não foi cumprido. 

Reforma

O Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do Jardim América vai dar lugar a terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Goiânia. As obras, que pretendem começar em outubro deste ano, vão adequar a estrutura do local para receber atendimentos intermediários por causa de recursos como raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação. 

Atualmente, o Ciams do Jardim América possui capacidade apenas para atenção primária. Responsável pelo atendimento da região sul da capital, o escoamento do Ciams irá para o Ciams Novo Horizonte começou na última segunda-feira (2). 

As obras no Ciams Jardim América devem durar pelo menos 180 dias. Para conseguir atender a demanda da unidade de saúde do Jardim América, a parte de urgência do Ciams Novo Horizonte foi reformada, mas a unidade fica a 5,7 quilômetros da unidade. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em até 180 dias. 

(Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação de Rhudy Crysthian) 

Veja Também