Depois de dias de chuvas intensas, o feriado de Carnaval poderá ser de sol em Goiânia

Previsão é de carnaval ensolarado e sem festivais de rua

Postado em: 23-02-2022 às 09h09
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Depois de dias de chuvas intensas, o feriado de Carnaval poderá ser de sol em Goiânia
Previsão é de carnaval ensolarado e sem festivais de rua | Foto: Reprodução

Depois de chuvas intensas nos últimos dias, o feriado de Carnaval poderá ser com a presença do sol. A estimativa é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). De acordo com o órgão, Goiás conta com um bloqueio atmosférico que, originário na costa, pode impedir ou dificultar a formação das nuvens de chuva.

“Até o momento, o prognóstico que temos é que no Estado são poucas as chuvas que deverão ocorrer no feriado.  Claro que podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas. A tendência é que o tempo fique mais estável, com mais sol”, afirma André Amorim, gerente do Cihmego.

Diante da possibilidade da ocorrência de chuvas, a reportagem conversou com a Agência da Guarda Civil Metropolitana e com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás para entender quais os riscos em caso de novas chuvas fortes, bem como atitudes preventivas à população.

Continua após a publicidade

A Agência da Guarda Civil Metropolitana, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, destaca que, nos dias em que houver pancadas de chuva, a orientação é redobrar a atenção aos grupos mais vulneráveis, como os idosos, crianças e desabrigados. A Defesa Civil alerta ainda à população a respeito dos animais de estimação, que também requerem cuidados especiais, com a guarda em alojamentos em que estejam em segurança.

Ao conduzir o veículo em vias alagados, a Defesa Civil orienta que o motorista deve redobrar a atenção em função do risco de não visualizar a pista a ser percorrida, bem como carros ao redor ou estacionados, e possíveis obstáculos. Além disso, a pasta ressalta que em asfalto molhado há ainda o risco de aquaplanagem, por isso é importante manter distância do veículo à frente, para realizar a manobra e evitar acidentes.

Bombeiros

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) destaca que, neste período chuvoso, é necessário estar muito atento aos problemas causados pelas chuvas que podem gerar acidentes e mortes. A Corporação orienta que, em caso de estar andando na rua durante uma chuva, seja a pé, de bicicleta ou de moto, e a água estiver passando por cima do meio fio, não se deve arriscar atravessar a rua alagada, uma vez que, existe o risco de a pessoa em questão ser arrastada pela água, cair em um bueiro ou em um buraco aberto pela chuva. A recomendação é que se espere a chuva passar e o nível da água baixar para poder prosseguir.

Caso comece a chover e se esteja dentro de um veículo, o Corpo de Bombeiros orienta que o condutor não se arrisque em locais onde o nível da água já está na metade da roda e evite as baixadas. 

“Além do risco de o motor parar, o carro pode ser arrastado pela força da água. Durante chuvas fortes, fique atento ao trafegar e evite estacionar em locais onde as árvores podem ser uma ameaça, busque locais seguros. Caso você esteja dentro do seu carro parado e o nível da água começar a subir, acione o corpo de bombeiros militar pelo número 193”, orienta a Corporação.

Previsão

Hoje (23), de acordo com o Cihmego, a Capital terá sol com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar aos 31ºC e umidade relativa do ar variar entre 55% a 95. Já no Estado, o tempo fica mais estável com sol e pouca variação de nebulosidade, mas há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, mas com menor volume.

Veja Também