Cervejarias de Goiânia apostam em variedades de bebidas e sacolés alcoólicos

Goiás ocupa a oitava posição no ranking nacional, com 33 cervejarias registradas, sendo o primeiro Estado fora das regiões Sul e Sudeste em termos de representatividade

Postado em: 26-02-2022 às 09h44
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cervejarias de Goiânia apostam em variedades de bebidas e sacolés alcoólicos
Goiás ocupa a oitava posição no ranking nacional, com 33 cervejarias registradas, sendo o primeiro Estado fora das regiões Sul e Sudeste em termos de representatividade | Foto: Reprodução

Neste feriado de carnaval, as cervejarias de Goiânia investem em programação especial para atrair clientes. Os estabelecimentos devem apostar em diversas opções e estilos cervejas, além de brindes para as pessoas que forem com algum tipo de fantasia. A reportagem do O Hoje conversou com representantes de cervejarias referências no Estado para entender um pouco mais sobre o mundo cervejeiro. 

Um deles é Alberto Nascimento, sommelier de cervejas e diretor comercial da cervejaria Colombina. Neste fim de semana, ele informa que o bar terá uma programação com DJs e ações para celebrar o carnaval. São cerca de 20 produtos em linhas ofertados para os amantes de cerveja, a exemplo da colombina rensga apa, rensga lager, pit dog e brut do cerrado jabuticaba. “Vamos ter as promoções padrão e também ações para os clientes irem com algum tipo de fantasia para ganhar um sacolé alcoólico”, diz Alberto. Já a programação musical contará com marchinhas, samba e axé 90. 

O bar foi inaugurado há 90 dias e traz novas experiências para os clientes com as marcas da cervejaria, que utiliza ingredientes do Cerrado. “Acreditamos que cerveja artesanal de qualidade é para todo mundo e por isso temos uma linha bem completa de produtos, desde cervejas mais leves e refrescantes até cervejas mais complexas e intensas. Boa parte das nossas formulações levam ingredientes típicos do Cerrado brasileiro na composição, valorizando e divulgando as riquezas da nossa terra e chamando a atenção para a preservação desse bioma que amamos. Todos os nossos produtos são envasados em garrafas e em chope”, informa. 

Continua após a publicidade

A cervejaria nasceu em fevereiro de 2014 como a primeira linha de cervejas artesanais produzida no Estado. A fabricação de cervejas ganhou destaque em 2001, quando a engenheira de alimentos Patrícia Mercês assumiu o negócio da família com o projeto da linha de garrafas. Desde o seu lançamento, a marca ocupa papel de destaque no Centro-Oeste, sendo a principal referência quando o assunto é cerveja artesanal. O uso dos frutos do Cerrado na composição dos produtos trouxe o reconhecimento como “A Cerveja do Cerrado”, uma das principais características da marca. 

Preços acessíveis 

A Cervejaria Cavalo Louco também terá programação com DJs e bandas. “Os nossos preços já são bastantes acessíveis. A proposta é sempre manter a qualidade do atendimento e extensão do horário”, explica o diretor Comercial e de Marketing, Rafael Granja. O bar também aposta nas vendas on-line, petiscos e melhora no sistema para atender os clientes. “O mercado cervejeiro está crescendo bastante e o paladar do brasileiro está melhorando para cervejas artesanais”, ressalta ele. 

Atualmente, a cervejaria conta com cerca de 100 clientes que revendem em Goiás. Alguns já estão abrindo mercado para outros estados. São em torno de 25 funcionários e capacidade de produção de 50 mil litros de cerveja por mês. A Fábrica foi fundada no final de 2017. “O Leandro Peres, que é o fundador, trabalhava no mercado cervejeiro com uma distribuidora de cervejas nacionais e tinha vontade de ter sua própria cerveja. Quando ele foi aos Estados Unidos, conheceu a história do Cavalo Louco e colocou como objetivo montar uma cervejaria com cervejas de qualidade para atender o mercado”, lembra. 

A marca foi inspirada em um grande guerreiro e líder militar da Grande Nação Sioux, da América do Norte. O “Cavalo Louco” viveu no século XIX e teve grandes batalhas durante as Guerras Indígenas Americanas. Assim, acabou ganhando o respeito e a admiração inclusive de seus adversários. Hoje, ele é uma figura da cultura ameríndia.

Veja Também