Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Detran lança hoje CNH Digital

Goiás é o primeiro Estado a oferecer o documento. CNH terá o mesmo valor jurídico da versão impressa

Postado em: 10-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Detran lança hoje CNH Digital
Goiás é o primeiro Estado a oferecer o documento. CNH terá o mesmo valor jurídico da versão impressa

Wilton Morais* 

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), já conhecida como CNH Digital, começa a valer em Goiânia, a partir de hoje (10). O novo modelo permitirá que motoristas, que já possuem o novo modelo do documento com QR Code, a poderem acessar o documento por meio de um aplicativo no aparelho celular. A proposta permitirá ainda que com o aplicativo, o documento digital substitua o modelo em papel, que ainda possui validade.

Para o vendedor, Pedro Janaílson Ferreira de Lima, o documento digital só será bom para a população coso realmente tenha durabilidade. “Isso não deve permanecer. Se for para piorar estraga, agora se for melhorar mesmo, que fique o documento. O celular a gente não esquece, seria bom por isso. Não pode acontecer como no caso do código de barra nas placas”, considerou Janaílson. 

Continua após a publicidade

A administradora, Eliane Morgado, irá trocar o documento apenas em 2021, e acredita que em Goiânia o sistema pode enfrentar dificuldades. “As pessoas não prestam a atenção em nada. Se for valer mesmo e não prejudicar o motorista, tudo bem. Eu mesma não carrego o celular. Costumo esquecê-lo muito mais. Já minha CNH fica aqui dentro durante 24h por dia. Não tiro para nada”, argumentou. 

Já o vendedor, Dorivaldo Pereira da Silva, acredita que a modernidade trará uma nova opção para o motorista. “Meu celular não tem como colocar a CNH, mas seria muito bom poder apresentar o celular”. A habilitação de Dorivaldo está vencida desde setembro deste ano, a expectativa do vendedor é que além da possibilidade da CNH Digital, ele possa utilizar do documento impresso com mais itens de segurança. 

Agilidade

A CNH Digital é um aplicativo para celular por meio do qual o motorista poderá acessar a versão digital de seu documento, o que o dispensará de portar o documento em papel. O estado de Goiás será o primeiro do País a utilizar o recurso. A decisão foi do Governo Federal que considerou o avanço no processo de digitalização pelo qual vem passando o Detran – GO. O documento digital permitirá que o motorista tenha o virtual da CNH por meio de um aplicativo para smartphones. 

O presidente do Detran GO, Manoel Xavier Ferreira Filho esclareceu que com o sistema, quando um candidato for retirar o documento, poderá receber o documento após a prova com até 12 horas. “Já iniciamos o projeto de digitalização dos processos de habilitação. Quando for concluído e não utilizarmos mais o processo físico, passaremos a cumprir esse mesmo prazo nos processo, ou seja, o candidato terminará a prova e terá a Permissão para Dirigir em 12 horas”, explica o presidente do Detran. (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação de Rhudy Crysthian) 

Lançamento será no Ministério das Cidades  

O Ministério das Cidades, Denatran e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), demonstrarão hoje como funcionará o modelo digital válido da CNH. O aplicativo trará comodidade e segurança ao motorista e estará disponível para download nas lojas virtuais de APPs. O lançamento acontece às 15 horas de hoje, no Auditório do Ministério das Cidades – SHCS 01 Bloco H 01/06 Ed. Telemundi II, em Brasília, DF.

Uso

Para solicitar a CNH-e, o motorista deve-se cadastrar no portal de serviços do Denatran. Caso o condutor já tiver cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução que possibilita o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto, não será necessário novo cadastro. A solicitação deve ser feita pelo portal com a mesma senha de cadastro do SNE.

É importante lembrar que apenas os motoristas que tenham a habilitação impressa com QR Code, poderão utilizar do serviço digital. A implantação do modelo acontece aos poucos, à medida que os motoristas trocam o documento, ou candidatos adquirem o documento.

Os motoristas também devem informar ou atualizar seus e-mails e telefones no Detran. Caso a pessoa possua certificado digital, pode fazer as atualizações de e-mail e telefone diretamente no portal do Denatran, sem a necessidade de se dirigir aos Detrans.  

Pacientes de hospital são reeducados para o trânsito 

Em continuidade ao programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação para o Trânsito (Pare) promovido pelo Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), foi iniciada ação voltada especificamente para a conscientização dos pacientes vítimas de acidente de trânsito internados no hospital.

Como a unidade realiza atendimentos de urgência e emergência, de média e alta complexidade, para pacientes vítimas de traumas, dentre eles pessoas politraumatizadas em ocorrências automobilísticas, foi desenvolvida essa atividade para capacitá-los enquanto multiplicadores de um trânsito sem mortes, pedindo “um Pare pela vida”.

O terapeuta ocupacional do Hugol, Ruben Carrijo, explica que a equipe faz uma avaliação prévia com as vítimas de acidentes de trânsito, coletando dados sobre as pessoas e o motivo de sua internação, convidando-as a participarem do Pare. Em seguida, os profissionais da terapia ocupacional promovem atividades construtivas em grupo com os pacientes e acompanhantes nas enfermarias de internação, inicialmente na ortopedia/traumatologia, ala que concentra maior percentual de pessoas nesse perfil.

“O objetivo é gerar neles a consciência sobre o papel de cada cidadão na melhoria do trânsito e quais são os prejuízos causados ao ser acidentado – tanto para quem está envolvido diretamente com o acidente quanto para familiares, amigos e mesmo a sociedade. Temos como meta produzir o potencial dessas pessoas serem também os responsáveis por criar uma nova educação no trânsito”, explica Ruben. Além disso, ele complementa que a intenção é “influenciar diretamente a maneira como eles têm se comportado no trânsito, reduzindo o risco de novas ocorrências, para que divulguem e debatam com seus próximos a experiência vivida com a internação e assim alterem a comunidade em que estão inseridos”.

Na atividade realizada semanalmente, os resultados têm demonstrado que “quase todos acreditam que o acidente poderia ter sido evitado, mas que a culpa é principalmente do outro motorista; em grande parte perceberam o prejuízo que o acidente causou na rotina diária de sua vida e de sua família; e quão difícil está e será o tratamento para retornar às suas atividades”, relata o terapeuta.

Estatísticas

No período de janeiro de 2016 a junho de 2017, o Hugol realizou 8.760 atendimentos de urgência e emergência às vítimas de acidentes de trânsito. Desses, 62% referem-se a acidentes com motocicletas, 28% a acidentes com outros veículos e 10% a vítimas de atropelamento.

Pare

O Pare é um programa de prevenção, conscientização e educação, desenvolvido para contemplar os públicos interno e externo do Hugol. Com a mensagem principal da campanha: “Um Pare pela vida”, a unidade está conscientizando as pessoas através dos alertas e pedindo: “Pare de beber e dirigir”; “Pare de fazer ultrapassagens arriscadas”; “Pare de dirigir em alta velocidade”; dentre outros temas que serão elencados conforme maior incidência de casos de pacientes atendidos na unidade. Até junho de 2017, o hospital promoveu sete ações no trânsito, que resultaram na orientação de mais de 17 mil motoristas. 

Veja Também