Goiânia e Aparecida de Goiânia intensificam testagem para Covid-19

Os testes ficam prontos em cerca de 20 minutos e caso o resultado dê positivo, o cidadão é encaminhado para um posto de saúde

Postado em: 03-03-2022 às 08h16
Por: Redação
Os testes ficam prontos em cerca de 20 minutos e caso o resultado dê positivo, o cidadão é encaminhado para um posto de saúde | Foto: Pedro Pinheiro

Por Ítallo Antkiewicz

Especialistas em saúde alertaram para o risco do aumento de contágio pela Covid-19 durante os festejos de carnaval. A procura pelos testes deve crescer no período pós-carnaval. As ações de testagem gratuitas para a Covid-19 em Goiânia e Aparecida de Goiânia seguem nesta quinta-feira (3). Os testes poderão ser feitos em diferentes regiões dos dois maiores municípios de Goiás. 

A Secretaria de Saúde de Aparecida retomou ontem (2), as atividades nos postos fixos de vacinação e de testagem da Covid-19, após o período de carnaval. Conforme decreto de ponto facultativo publicado na última semana, os locais começam a funcionar a partir das 14h, com uma exceção: a Central de Imunização, que estará aberta ao público às 8h. Em Aparecida, a população pode ter acesso às vacinas de covid-19 em 34 postos fixos. Confira box abaixo.

Continua após a publicidade

Em Goiânia, pode-se optar pela modalidade tenda ou drive-thru. Quem preferir realizar o teste nas tendas, precisa agendar o atendimento no site www.goiania.go.gov.br/testagemampliada. Uma vez no portal da prefeitura, basta ir até o final da página e selecionar a opção “agende seu teste aqui”.

Depois preencha o formulário com dados pessoais, e-mail e endereço.  Após enviar o formulário, o site mostrará os locais onde há testes disponíveis e enviará um comprovante de agendamento no e-mail cadastrado.  Os atendimentos começam às 8h. Confira no box os endereços das tendas de testagem em Goiânia. 

Quem optar pelo drive-thru – que funciona das 8h às 16h no estacionamento do Estádio Serra Dourada, na Avenida Fued José Sebba, no Setor Jardim Goiás – não precisa de agendamento prévio, basta se encaminhar ao ponto de vacinação. São 1,5 mil testes disponíveis mediante a entrega de senhas.

Os testes estão disponíveis para pessoas com 5 anos de idade ou mais que estejam assintomáticas. Caso o interessado apresente sintomas gripais, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Goiânia é de que o indivíduo procure uma unidade de saúde. Os testes ficam prontos em cerca de 20 minutos e caso o resultado dê positivo, o cidadão é encaminhado para um posto de saúde.

Aparecida de Goiânia

A Secretaria de Saúde de Aparecida conta com 34 postos fixos de vacinação e de testagem da Covid-19, para moradores a partir de 12 anos de idade, seja primeira dose, segunda ou o reforço. Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Além de postos fixos de vacinação, Aparecida conta também com dez locais para realização de testes que permitem o diagnóstico da covid-19, sendo sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e três drives-thrus. Em todos os postos, o exame disponibilizado é o RT-PCR, conhecido popularmente como teste do cotonete, realizado mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, bem como por encaminhamento médico. O acesso ao app pode ser feito diretamente no site da Prefeitura Municipal de Aparecida. 

O exame padrão ouro está disponível, de segunda à sexta, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro e nos drives do Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e da Cidade Administrativa, das 8 às 16 horas.

Vacinação infantil

Em Goiânia estão sendo disponibilizados quatros postos de vacinação para crianças de 5 a 11 anos. Para receber a proteção, elas precisam apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de endereço. Pais e responsáveis legais que, porventura, não puderem levar a criança ao posto de vacinação devem preencher autorização para que outra pessoa a acompanhe. O termo está disponível no site da Prefeitura de Goiânia, pelo link: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.

Em Aparecida, crianças de 5 a 11 anos também estão sendo imunizadas contra a covid-19 em oito postos fixos. Para receber a proteção, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.

Veja Também