Procon e Inmetro fiscalizam vendas de pneus remold em borracharias de Goiânia e Aparecida

O objetivo é verificar a qualidade dos produtos novos e recapados ou remoldados | Foto: Reprodução

Postado em: 03-03-2022 às 14h17
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Procon e Inmetro fiscalizam vendas de pneus remold em borracharias de Goiânia e Aparecida
O objetivo é verificar a qualidade dos produtos novos e recapados ou remoldados | Foto: Reprodução/GF Pneus

O Procon Goiás, em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), realiza, nesta quinta-feira (03/02), uma operação para fiscalizar borracharias e lojas de pneus de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Os agentes vão verificar a qualidade dos produtos novos e recapados ou remoldados, famosos remold.

O órgão de defesa do consumidor os os produtos devem apresentar o selo de certificação do Inmetro e o DOT, que é uma série de letras e números na lateral do pneu para indicar a semana e o ano de fabricação. Estas características contribuem para a garantia da qualidade dos produtos.

De acordo com a Portaria nº 433 do Inmetro, pneus com data de fabricação superior a sete anos não podem ser reformados. Se exceder esse prazo, os remold fazem ruídos fortes, atrapalham o balanceamento do veículo e afetam a qualidade da dirigibilidade, o que aumenta o risco de acidentes.

Continua após a publicidade

O superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, destaca que a parceria com o Inmetro visa conscientizar os consumidores sobre a necessidade de se atentar às condições de uso dos pneus colocados à venda no mercado, o que pode oferecer riscos à segurança e à vida.

Veja Também