Cresce apreensões de armas de fogo

Na Região Metropolitana de Goiânia foi registrado o maior aumento nos números de apreensões. Outras cidades também tiveram elevação na quantidade de confiscos

Postado em: 12-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cresce apreensões  de armas de fogo
Na Região Metropolitana de Goiânia foi registrado o maior aumento nos números de apreensões. Outras cidades também tiveram elevação na quantidade de confiscos

Marcus Vinícius Beck*


No último mês, em todo o estado de Goiás, o Observatório de Segurança Pública informa que houve aumento de 76,9% na apreensão de armas, comparado com o ano passado. O aumento na retirada dos artefatos foi registrado em municípios da Região Metropolitana. Somente em Aparecida de Goiânia, por exemplo, registrou-se aumento de 180,95% nas apreensões. Outras cidades também tiveram elevação na quantidade de confisco por parte das autoridades. Boa parte das armas de fogo foram retiradas das mãos de criminosos.

Continua após a publicidade

Em Goiás e Itumbiara, na região central e sul de Goiás, respectivamente, o número de apreensões subiu 136,36%. Iporá e Rio Verde aumentaram 126,67% a quantidade de apreensões. Em última colocação, mas não menos chamativa, aparece a cidade de Catalão, no sudeste do estado. Segundo levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública de Goiás, em comparação mensal com dados com o mês de agosto de 2016 e 2017, a Polícia Militar (PM) atuou na apreensão de armas de fogo e na captura de foragidos da Justiça.

Recentemente, em entrevista à imprensa, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balesteri, disse que o número de crimes diminuiu 41% em Goiás. “No Brasil contemporâneo, uma queda nos índices de criminalidade é uma façanha enorme”, afirmou. Balesteri ainda ressalvou que a quantidade de crimes de latrocínio despencou ante o número passado. “A queda é absolutamente real, as pesquisas são técnicas, cotejadas, ou seja, comparadas com outras pesquisas de cunho científico”.

Dos números divulgados pelo Observatório, um deles aconteceu no início desta semana. A PM prendeu uma menor suspeita de roubar carro de delegado em Goiânia. Imagens de câmera de segurança mostram a adolescente com seu comparsa entrando num carro. Os dois renderam a vítima, roubaram sua arma e saíram com o veículo dela. Em depoimento à polícia, a menor confirmou o crime e disse que estava conduzindo o carro roubado quando encontrou documentos do delegado e a arma dele. 


Ano passado

O estopim para que o crime organizado se consolide e se espalhe está nas armas que circulam ilegalmente. Em novembro do ano passado, durante Operação Cavalo Doido, a Polícia Federal (PF) desmantelou quadrilha internacional de tráfico de drogas que atuava na Capital, distribuindo entorpecentes que eram produzidos no Paraguai e tinham como origem Goiás, Pará, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. No total, a operação do PF prendeu 25 pessoas, 15 apenas em Goiás. 

Com o grupo, foram apreendidas ainda pelo menos 10 toneladas de droga, além de arma de grosso calibre e carros de luxo. Na época, a PF não informou a identidade dos líderes, porém destacou que foram bloqueadas ao menos 80 contas bancários atribuídas aos envolvidos. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação de Rhudy Chrystian) 

Veja Também