Motoristas não conseguem realizar vistorias por falha no sistema do Detran

Leitores afirmaram ao jornal que foram aos locais agendados para fazer a vistoria, mas chegando lá foram informados que o sistema do Detran está fora do ar

Postado em: 08-03-2022 às 08h18
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Motoristas não conseguem realizar vistorias por falha no sistema do Detran
Leitores afirmaram ao jornal que foram aos locais agendados para fazer a vistoria, mas chegando lá foram informados que o sistema do Detran está fora do ar | Foto: Reprodução

Após o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciar novo sistema para vistoria veicular, os motoristas não conseguem realizar o serviço e saem prejudicados. Leitores denunciaram ao jornal que foram aos locais agendados para fazer a vistoria, mas chegando lá foram informados que o sistema do Detran está fora do ar. 

Uma moça, que prefere não se identificar, disse que fez o agendamento para a vistoria na última sexta-feira (5) e foi até uma empresa do setor Bueno, porém ao chegar lá informaram que o Detran ainda não liberou acesso e não seria possível realizar a vistoria. Ela também informa que ligou no órgão e eles pediram para aguardar até o dia de ontem (7). 

A reportagem entrou em contato com o órgão, que informou, na sexta-feira (5), por meio de nota que: “devido a alterações no sistema de vistoria, que agora é realizado por empresas com credenciamento homologado pelo Detran-GO, há registros de instabilidade nos agendamentos. O Detran-GO informa ainda que a situação está sendo resolvida e que o sistema deve ser normalizado em breve”. 

Continua após a publicidade

Contudo, ontem, a reportagem recebeu outra denúncia de que a vistoria ainda não estaria sendo realizada por falha no sistema. O rapaz relata que foi até uma empresa do setor Aeroporto, após realizar o agendamento pelo site. “Quando a gente coloca que é de Goiânia, o site direciona para algumas empresas e eu selecionei a mais próxima de onde eu moro. Fiz o agendamento e marquei para segunda-feira (7) às 14h40”. 

Quando ele chegou ao local, estava vazio e o atendente informou que o sistema do Detran estava há cerca de uma semana fora do ar. A empresa solicitou o contato do rapaz para que pudesse ligar posteriormente assim que voltasse ao normal. A reportagem entrou em contato com a empresa que faz a vistoria e ela informou às 16 horas de ontem que o “link do Detran está inativo”. Já o Detran insiste em afirmar que o sistema estava funcionando normalmente, mas não disponibilizou nenhum representante para entrevista sobre o assunto. 

Condutor poderia escolher 

Desde a última quinta-feira (3), o Detran anunciou que o usuário poderia escolher em qual empresa vai realizar a vistoria veicular. O serviço era feito apenas pela Sanperes, desde 2015. Também foi divulgado que o serviço já estaria disponível para agendamento em 50 empresas credenciadas.

Segundo o órgão, outras 100 empresas estão em fase de credenciamento. Em dois meses, a previsão é de que o número de postos de atendimento no Estado chegue a 300. O preço máximo fixado pela autarquia para a cobrança da vistoria é R$ 108, valor praticado pela Sanperes desde junho de 2019, quando o Governo de Goiás determinou a diminuição da taxa que, então, custava R$ 175,76.  A expectativa é de que a concorrência, a partir de agora, contribua para a redução do valor da vistoria.

O contrato com a concessionária Sanperes foi encerrado no dia 28 de fevereiro, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a concessão inconstitucional, no final de 2020. Desde então, iniciou-se o processo de transição para o modelo de credenciamento. A empresa detinha exclusividade para prestação do serviço desde 2015.

Cobertura em todo o Estado

Para a prestação do serviço, o Estado de Goiás foi dividido em 18 microrregiões. A proposta é que, em cada uma delas, haja pelo menos uma empresa prestando serviço de vistoria veicular. “O Governo de Goiás está trabalhando para facilitar a vida do cidadão. Estamos estipulando um valor máximo para o serviço de vistoria, o que barateia o custo, além de diminuir o tempo de espera, com o aumento de empresas para fornecer o serviço no Estado”, explicou o diretor de Operações do Detran-GO, Juliano Bezerra, quando foi feito o anúncio sobre o novo sistema.

A vistoria veicular é pré-requisito obrigatório para alguns serviços do Detran-GO, como transferência de propriedade de veículo e transferência de município. Por mês, estima-se que sejam realizadas 57 mil vistorias em todo o Estado.

Como ficam os serviços

A migração da Sanperes para as empresas credenciadas não deve ter impacto na continuidade da prestação dos serviços aos usuários. Para agendar a vistoria, o interessado deverá acessar o site do Detran-GO (www.detran.go.gov.br), na aba “Veículos/ Agendamento de Vistoria”. 

Ao escolher o município, será aberta a lista de quais as empresas prestam serviço naquela localidade. Ao clicar na empresa escolhida, o usuário será redirecionado à página da empresa para efetuar o agendamento.

Dentro do seu município, o usuário poderá escolher a empresa que fica mais perto ou a que oferece o menor preço, visto que o valor fixado pelo Detran-GO é o teto, não havendo preço mínimo. Caso o veículo seja reprovado na vistoria, o proprietário tem 30 dias para retornar reaproveitando a taxa paga. O laudo da vistoria também é válido por 30 dias.

Veja Também