Jornada Lixo Zero Goiânia 2022 terá atividades realizadas por toda Goiânia até dezembro

Raquel Pires, coordenadora do projeto, explicou que o foco das ações é o encaminhamento correto dos resíduos

Postado em: 08-03-2022 às 16h57
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Jornada Lixo Zero Goiânia 2022 terá atividades realizadas por toda Goiânia até dezembro
Raquel Pires, coordenadora do projeto, explicou que o foco das ações é o encaminhamento correto dos resíduos | Foto: reprodução

A Defensoria Pública do estado de Goiás (DPE-GO), prestigiou nesta segunda-feira (07/03), o lançamento do Projeto Lixo Zero Goiânia 2022. O café da manhã de celebração foi realizado no Instituto Rizzo, no setor Sul, em Goiânia.

Para a servidora e representante da DPE-GO, Mariana Ruas que estava representando a DPE-GO desta manhã, o projeto tem objetivos intimamente conectados com um dos compromissos da Defensoria Pública: o desenvolvimento de políticas de gestão socioambiental em Goiás. “Sem dúvidas a Jornada possui grande relevância para a sociedade goiana e a Defensoria irá participar das ações, dentro do nosso Programa de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, o Projeto Cuidar”, disse no evento.

Lixo Zero

Continua após a publicidade

Tida como a maior ação de Cidadania Ambiental do Brasil, a Jornada Lixo Zero contará com diversas atividades que serão realizadas por toda a capital até o mês de dezembro. Raquel Pires, coordenadora do projeto, explica que o foco das ações é o encaminhamento correto dos resíduos. “Com a separação, os materiais deixam de ser lixo e passam a ser resíduos. Praticamente tudo que a pessoa tem em casa, vai poder ser descartado da forma correta em uma praça ou parque perto de casa”, afirma.

Serão montadas estruturas itinerantes, com drive-thrus, em parques e praças da cidade, onde serão recolhidos diversos resíduos para a realização da chamada logística reserva. Materiais de difícil reciclagem, como esponjas de lavar vasilha, bitucas de cigarro, pneus, óleo usado e também equipamentos eletrônicos. Também será realizada a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED.

Além dos pontos de entrega voluntária, também serão realizados sacolão sustentável, ecofeiras, palestras, oficinas, apresentação de técnicas de compostagem, apresentações culturais e outros. Os eventos contemplam realizações nacionais, como a Semana Lixo Zero e a Semana da Compostagem, e ainda encontros regionais.

A primeira ação será realizada no próximo dia 12 de março, no parque BernandoÉlis, das 8h às 16h no Residencial Celina Park. O encerramento do projeto também já tem local definido: um grande drive-thru montado no Estádio Serra Dourada. O cronograma completo de atividades será divulgado no instagram oficial do projeto, no perfil @jornadalixozero.

Além da Defensoria Pública do Estado de Goiás, cerca de 40 entidades públicas e privadas participam e colaboram com a Jornada.

Veja Também