Moradores da Região Leste de Goiânia sofrem com buracos em avenidas

Chuva intensa e falta de manutenção transforma cratera, que ocupa a rua inteira, em um "lago"

Postado em: 09-03-2022 às 08h23
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores da Região Leste de Goiânia sofrem com buracos em avenidas
Chuva intensa e falta de manutenção transforma cratera, que ocupa a rua inteira, em um "lago" | Foto: Pedro Pinheiro

Por Sabrina Vilela

Os buracos nas avenidas Hilário Sebastião Figueiredo, do Setor Santo Hilário; e Monlevade, no Jardim Novo Mundo, têm dado dor de cabeça aos moradores e motoristas que transitam pela região. Segundo a população, o problema não é recente e só se agravou com as chuvas intensas entre dezembro do ano passado e janeiro recente. A equipe do jornal O Hoje percorreu os logradouros citados, identificou vários buracos e flagrou a tentativa de motoristas e pedestres de trafegarem pelas vias.

O tapeceiro Geraldo José Luís – que  trabalha em uma empresa de móveis situada na avenida Hilário Sebastião Figueiredo – afirma que o buraco atrapalha até nas entregas de mercadorias. ”Para conseguir fazer as entregas, temos que andar na contramão ou então dar a volta por um caminho mais longo”.

Continua após a publicidade

O buraco desta avenida ocupa quase toda a via e possui mais de quatro metros. ”Quando chove fica parecendo um lago. Eu nunca vi nada ser feito para resolver esse problema, que está assim desde o início do ano e só piora”, reclama a aposentada, Ana Maria Ferreira.

Além desse transtorno, a preocupação é que vários outros buracos no bairro fiquem da mesma forma. A aposentada demonstra sua preocupação. ”Aqui perto já tem alguns buracos que estão pequenos, mas se ninguém fizer nada vão ficar piores depois que chover’’.

As chuvas no início do ano castigaram muitos moradores de Goiânia, causando destruições e aumentando erosões. E, de acordo com as previsões, haverá chuva em algumas regiões da Capital até o final desta semana. Por isso, os moradores desejam que medidas sejam tomadas o mais rápido possível.  

Novo Mundo

Já a avenida Monlevade, no Jardim Novo Mundo, surpreende pela quantidade de buracos que, de acordo com os moradores, tomam espaço ao longo de todo o caminho. Além de dificultar a mobilidade, os buracos causam acidentes e estragam veículos. ”Já vi motoristas reclamando de carro estragado e de acidentes principalmente envolvendo motociclistas. Quando chove, motociclista não enxerga nada”, relata o designer Adriano Freitas.

O designer, que trabalha na região, afirma que os moradores passam por transtornos há mais de três meses e que na avenida só é feito ‘remendo’, nunca foi recapeado. Em um percurso de  menos de 200 metros foram identificados dez buracos.

A proprietária de um pet shop na avenida Monlevade, Eliane Macedo, reclama que vem perdendo clientes por conta da dificuldade que eles enfrentam para entrar no estabelecimento. ”Por causa do buraco aqui na porta do meu comércio ninguém para”.

A comerciante destaca também que moradores da avenida já estão cansados da situação e que reclamações já foram levadas a autoridades políticas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia enviou uma nota onde afirma que irá realização de manutenção asfáltica nos trechos citados na matéria até o dia 18 de março. O órgão ainda orienta a população a encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. 

Veja Também