Vereador de Caldas Novas é acusado de intolerância religiosa após chamar oferendas de “porcaria”

O caso será investigado pela Polícia Civil, por meio do Grupo Especializado no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri).

Postado em: 09-03-2022 às 12h46
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereador de Caldas Novas é acusado de intolerância religiosa após chamar oferendas de “porcaria”
O caso será investigado pela Polícia Civil, por meio do Grupo Especializado no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri) | Imagens: Reprodução

O vereador de Caldas Novas Josiel Pedro Barbosa, conhecido na região como “Josiel dos Cachorros”, foi acusado por internautas na última terça-feira (8/3) de protagonizar atos de intolerância religiosa em suas redes sociais, após filmar oferendas religiosas deixadas em meio a uma estrada e chama-las de “porcaria”.

O vídeo foi publicado no início do mês me março. Nas gravações, é possível ver as trabalhos deixados enquanto a pessoa que filma, identificada como sendo Josiel, ironiza a situação. “Saco de ração, remédio vacinas, dinheiro, ninguém coloca, agora essa ‘porcaria’ aqui”, disse durante a gravação, em referência aos objetos.

Em outra foto publicada, o vereador afirmou: “Não sei o real significado de três despachos ao redor da ONG Socorro Animal. Só sei que meu Deus é bem maior e todo mal projetado contra meus sonhos já caíram por terra”.

Continua após a publicidade

Josiel é fundador da ONG Socorro Animal, que presta auxílio a animais domésticos abandonados da região. Após a postagem, o vereador recebeu inúmeros comentários críticos às suas falas.

“Não é porque tem origem africana que signifique algo negativo” afirmou um seguidor. “Intolerância religiosa é crime e o senhor ocupa um cargo público”, disse outra. “Intolerância religiosa é crime!! Liberdade de expressão não dá o direito de agredir a fé e a religiosidade alheia”, destacou uma terceira.

Denúncia

Após a repercussão das cenas, a secretária-geral do Psol Goiás, Geovanna Xavier, abriu um boletim de ocorrência contra o vereador no Grupo Especializado no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), da Polícia Civil, em Goiânia.

“A encruzilhada é um espaço importante para algumas religiões africanas, onde pessoas buscam fazer seus trabalhos. É muito triste ver um agente público chamar algo tão importante pra nossa religião de ‘porcaria’. A partir do momento que ele faz aquelas falas, isso incita o ódio de outras pessoas, principalmente porque os trabalhos são tradição de uma religião que vem África”, destacou Geovana.

O caso será investigado pela Polícia Civil. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do vereador às 11h45 desta quarta-feira (9), solicitando posicionamento sobre o caso. Não tivemos resposta até a publicação desta matéria. O espaço para posicionamento permanece em aberto.

Assista a seguir ao vídeo publicado nas redes sociais:

Veja Também