PRF apreende pássaros transportados em gaiolas na BR 153, no interior de Goiás

Após os agentes identificarem o tráfico de aves, o condutor afirmou que os aves seriam transportadas ate o Maranhão

Postado em: 09-03-2022 às 14h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: PRF apreende pássaros transportados em gaiolas na BR 153, no interior de Goiás
Após os agentes identificarem o tráfico de aves, o condutor afirmou que os aves seriam transportadas ate o Maranhão | Foto: Reprodução/PRF

Um homem de 57 anos foi flagrado transportando aves silvestres sem autorização e sem a devida comprovação de origem na manhã desta quarta-feira (9/3) na BR 153, em Uruaçu. Ao ser abordado pelos agentes da Policia Rodoviária Federal (PRF), o condutor logo afirmou que levava apenas gaiolas vazias no veículo, mas ao verificar o interior do carro foram identificados pássaros silvestres.

Em duas gaiolas eram transportados 2 “Ring necks” (Psittacula krameri), 5 “Pintassilgos-da-Venezuela” (Spinus cucullatus ou Carduelis cucullata) e 1 “Pintagol” (híbrido do Canário com Pintassilgo). O homem afirmou que adquiriu as aves em São Paulo e levaria para São Luís (MA). Entretanto, ele não apresentou nenhum tipo de nota fiscal que comprovasse a procedência dos animais, documento que liberaria o transporte de sete das aves, as quais poderiam ser domesticadas.

Uma das espécies, o Pintagol, uma ave híbrida, não pode ser mantido em cativeiro. O homem foi enquadrado na Lei de Crimes ambientais, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer na Justiça para responder pelo transporte irregular dos animais. As aves ficaram à disposição do IBAMA em Uruaçu para serem devolvida ao habitat.

Veja Também