Governo de Goiás dá aval e Rogério Cruz e outros prefeitos anunciam liberação das máscaras

Prefeito de Goiânia fala sobre o assunto à população nesta sexta-feira (11/03); mais da metade dos municípios de Goiás seguem decisão, mesmo com alta nos casos da doença

Postado em: 10-03-2022 às 17h37
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás dá aval e Rogério Cruz e outros prefeitos anunciam liberação das máscaras
Prefeito de Goiânia fala sobre o assunto à população nesta sexta-feira (11/03); mais da metade dos municípios de Goiás seguem decisão, mesmo com alta nos casos da doença | Foto: reprodução

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, concederá entrevista coletiva nesta sexta-feira (11/03) quando anunciará a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos e ações de retomada pós-pandemia de serviços em setores como infraestrutura, cultura, esporte e economia. A “liberação” acontece ao mesmo tempo em que o Estado de Goiás antecipou a autorização para as prefeituras.

Apesar disso, fica mantida a “recomendação” para utilização das máscaras em ambientes coletivos fechados, como transporte público, shoppings, supermercados, boates, aeroportos, rodoviárias, escolas, entre outros. A ideia anterior era pela liberação no próximo dia 14, mas na nota técnica divulgada nesta quinta-feira, também diz que as recomendações poderão ser modificadas de acordo com as novas evidências que surgirem ou de acordo com o cenário epidemiológico estadual.

O informe diz, ainda, que o uso de máscaras, como equipamento de proteção individual (EPI), deve continuar sendo incentivado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, mesmo em locais abertos e sem aglomeração.

Continua após a publicidade

Já a flexibilização do uso de máscara em ambientes abertos, segundo informe da prefeitura, também leva em conta recomendação aprovada pelo Centro de Operações Especiais de Goiás (COE-GO), o índice de vacinação na capital goiana, que está com 75,32% da população com idade acima de 05 anos imunizada com duas ou dose única da vacina contra Covid-19, e o reforço vacinal aplicado em mais de 430 mil goianienses.

Cidades

Até esta quinta-feira, ao menos 152 municípios de Goiás devem ficar aptos a desobrigar as pessoas do uso das máscaras em locais abertos a qualquer momento. Agora, ainda mais com o “aval” do governo, o número deve crescer. Além disso, atualmente, segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, há 89 cidades com mais de 80% da população apta a ser vacinada com o mínimo de duas doses e outras 59 em que este percentual alcança entre 75% e 80%. Em 37 municípios a população imunizada está entre 70% e 75% do total de moradores e nos demais 61 o percentual é abaixo disto.

Casos de covid

Apesar da decisão, não há dados que comprovem a redução de casos de Covid-19, os números ainda são muito variáveis. Por exemplo, a comparação feita pelo O Hoje entre as primeiras semanas de fevereiro e março, houve uma redução de 40% tanto nos casos quanto nas mortes, porém, nesta quarta-feira (9), Goiás registrou mais de 7 mil casos e 60 mortes em apenas um dia.

Veja Também